Tecnologia
Confira o ranking de engajamento digital dos Tribunais de Contas do Nordeste
27/05/2024
Pesquisa revela o grau de engajamento dos Tribunais de Contas (TCEs) da região Nordeste nas redes sociais. Os dados mostram o ranking entre as Cortes de Contas na perspectiva do número de seguidores, taxa de engajamento, de curtidas e média de comentários. O estudo foi realizado pela Agência Ativa Web – Ecossistema de Marketing – em parceria com a Múltipla Comunicação e mostra a eficiência da comunicação digital dos órgãos.
No quesito engajamento quem lidera é o TCE-PE com uma taxa de 1,37%. Depois vem o TCE-RN com 1,08%, o TCE-PB com 1,01% e o TCE-SE com 0,97%. Em último lugar está o TCE-AL com 0,30%.
Em relação ao número de seguidores, o tribunal do Ceará lidera (18.337), seguido do Piauí (14.563), Paraíba (12.992) e Pernambuco (12.597).
Outro indicador foi a média de curtidas, com a Bahia liderando com 316,60 por postagem, Pernambuco com 142,10, Alagoas com 122,60 e Paraíba com 121,20. O último lugar fica com o Maranhão (40,30).
Os comentários também evidenciam o diálogo com a sociedade. A Corte de Contas de Pernambuco tem uma média de 30 comentários por postagem, Bahia de 25,50, Sergipe 8,90 e Paraíba 6,10.
“Tais métricas são essenciais para avaliar não apenas o alcance das mensagens destes tribunais, mas também a eficácia com que eles engajam seu público. O engajamento é um indicador crucial da relevância e do impacto do conteúdo publicado por essas instituições”, avalia o CEO da Ativa Web, Alek Maracaja, destacando que é preciso avaliar a eficiência da comunicação nas redes sociais, uma vez que existe a aplicação de recurso público.
Diálogo – O estudo também considerou a estratégia de gestão de comentários dos TCEs, observando casos em que os comentários foram bloqueados e avaliando o impacto dessa decisão na taxa de engajamento geral. “A decisão de permitir ou bloquear comentários em postagens nas redes sociais pode refletir na abertura da instituição ao diálogo público e na transparência, aspectos cada vez mais valorizados pela sociedade”, diz Alek Maracaja.
O CEO da Ativa Web avalia que a presença digital de uma instituição pública nas redes sociais é uma ferramenta poderosa para construir e manter a confiança do público. Para os Tribunais de Contas do Nordeste, há uma clara oportunidade de melhorar o engajamento e a interação com o público, aprendendo uns com os outros e adaptando as estratégias conforme necessário. A chave é equilibrar a comunicação institucional com conteúdo que seja envolvente, informativo e, acima de tudo, acessível ao público geral.
Parceria – A Agência Ativa Web – Ecossistema de Marketing e a Múltipla Comunicação lançaram um novo projeto que trará matérias com pesquisas sobre a influência de políticos, presença web, avaliação de órgãos públicos e temas da atualidade, com o objetivo de oferecer conteúdos relevantes e atualizados para os colegas da imprensa.
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