Walter Santos

Multimídia e Analista Político.

Geral

Quem vence com Chinaglia; a coluna esclarece


31/01/2007

Foto: autor desconhecido.

O anúncio formal nesta quarta-feira, véspera da eleição na Câmara Federal, que o candidato do PT, Arlindo Chinaglia, já dispõe de mega bloco, ou seja, 273 votos na acirrada disputa projeta, sem dificuldades, a vitória do petista frente aos demais concorrentes, Aldo Rebello e Gustavo Fruet.

Mas, levando em conta tantas fartas nos bastidores, quem está por trás de tudo isso e, no contexto estadual, qual o significado desse resultado na Paraíba mais especificamente?

A primeira das mais importantes respostas diz claramente que vitoriosos são José Dirceu (como mentor), Palocii, João Paulo, Luizinho, etc, ou seja, os petistas atingidos pela “onda”nefasta do ano passado voltam agora a dar as cartas novamente na Câmara e no partido, entendam bem.

De todos, nenhum tem a velocidade e força de persuasão do que o ex-ministro José Dirceu, com quem o Colunista esteve recentemente, em São Paulo, em longa conversa tratando exatamente da conjuntura nacional.

Pragmático, a leitura de Dirceu não traduz enfraquecimento do presidente Lula, ao contrário, diz reforçar a perspectiva de que o PT e os partidos de esquerda se mantenham na projeção de poder por mais tempo do que seria sem a presença delas nesses embates.

– Não tenho dúvidas da vitória de Chinaglia – repetiu Zé Dirceu ao colunista.

Mas, em que pese a leitura atenuante do ex-ministro, os partidos PSB e PC do B saem desse processo ressabiado com o PT ate pela conduta correta das das legendas e de Aldo Rebello ao longo das ultimas turbulências, daí ainda ser um incógnita os próximos passos

Há, ainda, a impressão de que com esse resultado o presidente Lula passa a ter que se reportar ao PT de outra forma, agora tendo de partilhar o que não seria o caso sem a vitória de Chinaglia. Em síntese, parece mesmo um enquadramento em nível não esperado pelo presidente.

No plano da Paraíba, o resultado fortalece o PMDB, sobretudo, e a figura particular de Wilson Santiago, agora entronado definitivamente na lista dos mais influentes parlamentares em face da sua ascensão na primeira secretaria da Câmara Federal, espécie de prefeitura dos parlamentares, cujo poder e orçamento são indiscutivelmente muito além de muitas prefeituras.

Eis o retrato de agora, sem tirar nem por.


O Portal WSCOM não se responsabiliza pelo conteúdo opinativo publicado pelos seus colunistas e blogueiros.
Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.