Geral
“QUEM TEM BOCA VAI A ROMA”
07/06/2013
Foto: autor desconhecido.
A forma correta como costumamos expressar esse provérbio da nossa cultura popular é “quem tem boca vai a Roma”. Pretende-se dizer que as pessoas ao se comunicarem, não têm dificuldades de encontrar o caminho que querem seguir. Na linguagem comum ressalta que quem fala, tem a capacidade de perguntar e assim chega aonde quer. Não há risco de se perder.
Embora, assim como outras frases célebres que se tornaram ditados populares, haja um entendimento divergente quanto a verdadeira manifestação que deu origem a esse adágio.
Alguns afirmam que o conteúdo da frase cunhada pelos romanos à época do império é exatamente a mesma que usamos hoje. Explicam que naquele tempo como Roma era considerada o centro do mundo e do poder, haviam romarias em direção à cidade. E a forma de saberem que estavam no caminho certo era perguntando por onde passavam. Daí a citação “quem tem boca vai a Roma”.
Por outro lado há quem acredite que a frase proferida pelos romanos era “quem tem boca vaia Roma”, que era como os cidadãos manifestavam sua insatisfação com o governo. Vaiando davam ressonância ao descontentamento com os altos impostos cobrados pelo império.
A verdade é que no nosso dia a dia esse ditado vem com a significação de que é importante ser uma pessoa que se comunica, saiba perguntar, procure se informar. Afinal de contas o velho Chacrinha já dizia “quem não se comunica, se trumbica”.
* Integra a coletânea de textos que intitulei “REFLETINDO A SABEDORIA POPULAR (ditados e provérbios)”.
O Portal WSCOM não se responsabiliza pelo conteúdo opinativo publicado pelos seus colunistas e blogueiros.
Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.