Ronaldo Souza

Administrador, especialista em inovação.

Marketing

PROFISSÕES COM FUTURO NA ÁREA DE GESTÃO


24/09/2021

Antes da primeira revolução industrial, o trabalho era orientado pelas habilidades dos artesãos, ferreiros, e outros profissionais do tipo. Com a mecanização dos processos e a democratização da energia, houve a padronização dos processos e o ser humano foi sendo tratado como máquina, em trabalhos repetitivos e sem muita exigência de raciocínio. A era digital e da informação está trazendo de volta a valorização das habilidades humanas, agora muito mais comportamentais, e essa tendência, acelerada pela tecnologia, está provocando o desaparecimento de profissões e o surgimento de muitas outras.

Uma pesquisa do Fórum Econômico Mundial de 2020 concluiu que 50% das empresas pretendem acelerar a automação da força de trabalho, enquanto mais de 80% devem expandir a digitalização de seus processos. Essas ações impactarão nessa nova configuração de profissões. Essas 6 profissões que terão espaço no futuro, embora algumas tragam em seu título o termo especialista é bom observar: os profissionais do futuro, para se darem bem precisam ser generalistas, precisam de visão expandida das áreas que atuam, precisam saber trabalhar em equipe, pois a cocriação é o caminho para a solução dos problemas que se imporão, independente da área de atuação, como observado no livro Por que os generalistas vencem em um mundo de especialistas, escrito por David Epstein. As profissões do futuro da área de gestão, aqui destacados, são: DPO, Analista de Compliance em LGPD, Especialista em ESG, Especialista em Transformação Cultural, Analista de Produtos Digitais e People Analytics.  Então vamos falar sobre cada uma delas.

DPO – DATA PROFECTION OFFICER

A Lei Geral de Proteção de dados, traduziu essa profissão como Encarregado de dados, é o profissional que assegura o cumprimento da legislação de proteção dos dados de pessoas físicas por todas a áreas da empresa que acessa esses dados, disciplinando os acessos e auditando o cumprimento dos processos. Também responde pelo relacionamento com os detentores dos dados e a agência governamental especifica para monitoramento e sansão do não cumprimento da legislação. Exige certificações e conhecimento das leis, de TI e do negócio da empresa em que atuar.

ANALISTA DE COMPLIANCE EM LGPD

Este profissional auxilia o DPO na missão de garantir que a empresa para qual trabalha, proteja os dados das pessoas físicas, como determina a lei. Entre suas atribuições podemos destacar: análise de gaps nos processos internos, controle de atividades e tarefas das áreas que acessam dados de pessoas físicas, priorização de atividades de acordo com a urgência e relevância do problema, levantamento de requisitos, homologação e execução de atividades relacionadas à privacidade e proteção de dados pessoais.

ESPECIALISTA EM ESG

ESG, em bom português, refere-se à responsabilidade Ambiental, Social e de Governança das organizações, é um conceito tem ganhado força pois as entidades financeiras resolveram cobrar das empresas compromisso com cada um desses fatores. Além das cobranças dessas entidades, os clientes também têm feito essa cobrança. Diante desse cenário, há uma oferta crescente de oportunidades nessa área, e faltam especialista em ESG no mercado. Mas o que fazem esses profissionais, eles respondem pelos projetos, pelos indicadores de performance, atuam como Business Partner com as mais diversas áreas da empresa na gestão dos programas e projetos que fortaleçam o compromisso da empresa com o meio ambiente, com os parceiros do negócio e a sociedade e com a governança da empresa.

ESPECIALISTA EM TRANSFORMAÇÃO CULTURAL

A inovação é algo contínuo nas empresas, isso é uma exigência de mercado para garantir a sobrevivência da organização, essa realidade exige dos gestores e colaboradores em geral uma constante mudança ou introdução de novos conceitos na cultura organizacional. E é fato que tudo dependera das pessoas. Então um especialista em transformação cultural será estratégico nas organizações, para garantir um processo contínuo de adaptação as mudanças. Esse profissional precisa conhecer as interfaces entre a cultura da empresa e suas estratégias de negócio, reconhecer a ambidestria organizacional, conhecer ferramentas de estratégia ágil e conhecer do negócio da empresa, para fomentar as mudanças necessárias para pavimentação a ação da empresa.

ANALISTA DE PRODUTOS DIGITAIS

As empresas estão se digitalizando, e cada vez mais lançarão produtos digitais, exigindo a participação de um profissional que cuide da avaliação, testagem e colocação no mercado desses produtos. Analista de Produtos digitais é uma profissão em acessão, mas poucas são as pessoas capacitadas para desempenhar tal papel. Não existe empresa digital ou o lançamento de um produto digital por uma empresa tradicional sem um analista de produto digital.

PEOPLE ANALYTICS

Esse profissional responde pela análise do perfil das pessoas para o RH tornando-o mais estratégico, otimizando os processos e melhorando os indicadores de performance, tais como turnover, atração de talento, absenteísmos, tudo isso com uma abordagem orientada a dados com o objetivo de otimizar a gestão das pessoas e subsidiar os gestores das áreas na gestão de suas equipes. O profissional que atua como people analytics, deve conhecer de ferramentas de BI, de gestão de pessoas e ser capaz de fazer as perguntas certas para encontrar soluções nas análises de dados.

Profissionais com conhecimento de tecnologias atuarão nas mais diversas áreas das empresas o importante está preparado. “Temos as ferramentas à nossa disposição. A riqueza de inovação tecnológica que define nossa era atual pode ser aproveitada para liberar o potencial humano”, já ensinava o Professor Klaus Schwab, então escolha onde você quer atuar, faça a sua curadoria de conhecimento e prepare-se, o mercado está avido por esses profissionais.

 

Para mais conteúdo sobre Ronaldo Souza, visite minha página no Instagram: https://www.instagram.com/j.ronaldosouza/ ou meu canal no YouTube: https://www.youtube.com/channel/UCAL8Jxqq9CnqQ1GmXbXV9pQ


O Portal WSCOM não se responsabiliza pelo conteúdo opinativo publicado pelos seus colunistas e blogueiros.
Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.