Ronaldo Souza

Administrador, especialista em inovação.

Geral

Princípios da Transformação Digital


18/08/2021

Foto: autor desconhecido.

A transformação digital é um processo, que transforma o modo de pensar e permite, sabendo fazer as perguntas certas, levar as empresas tradicionais a era digital. Eduardo Peixoto, professor do CESAR School, é contundente ao afirmar “Não existe transformação sem estratégia”. Mas, como deve ser a abordagem que nos garanta fluidez e agilidade na concepção da transformação digital, ao envolver pessoas, tecnologias e processos? Existem alguns pressupostos que podem ajudar a responder esse questionamento, que estruturo como princípios, a saber: Informações simétricas; Proposito; Colaboração; Processos sincronizado; Personalização e Funcionamento em rede.

A assimetria da informação, um conceito econômico, ocorre sempre que uma das partes tem mais informação que outra, gerando um desequilíbrio. A transformação digital pressupõe uma democratização da informação, reduzindo a assimetria, proporcionando maior equilíbrio na concorrência entre as empresas; possibilitando a descentralização do processo decisório baseado em dado; permitindo disruptura de negócios até então impensáveis.

Propósito, essa palavra tão usada nos últimos tempos, nos fala dos caminhos que percorremos, das decisões que tomamos ao percorrê-los, se queremos queimar etapas pela urgência da chegada, ou se preferimos o aprendizado pelo prazer do caminhar. As empresas precisam de proposito, de saberem o porquê de sua existência e conectar suas ações a esse porquê. Ao fazerem essa conexão e se manterem fiéis a seu proposito elas estabelecem vínculos com as pessoas. Nada mais engajador que trabalharmos por uma causa que acreditamos. Assim, mantendo a transformação digital alinhada com o proposito do negócio, as pessoas entenderão a necessidade de sua execução e trabalharão por isso

Somos seres sociais, e as grandes conquistas da raça humana se deu sempre quando grupo de pessoas buscou soluções para um dado problema. A transformação digital derruba barreiras, paredes, planifica a hierarquia das empresas, dando destaque ao processo, independente do setor, do nível hierárquico e até mesmo da empresa. Mas essa quebra de paradigma precisa se dar com método, as metodologias ágeis estão aí para colaborar com esse fim, e trago os três pilares do design thinking – empatia, a experimentação e a cocriação, como elementos desejados para um bom trabalho feito de maneira colaborativa. Tai o scrum como um grande exemplo de trabalho colaborativo, sem precisar de um chefe.

Sincronizar processos, observando os ensinamentos da professora Andreza Leite, pode ser compreendido como o cadenciamento do fluxo de informações entre os processos sem que um invada o espaço do outro, mesmo quando existe uma dependência entre eles. Com essa compreensão temos a dimensão da maneira e da forma como a transformação digital contribui para essa sincronização, observando os elementos do trabalho colaborativo e do funcionamento da organização em rede, fazendo uso das tecnologias para resolver os problemas que surgirem na construção das soluções.

Personalizar não é customizar, é desenvolver algo conforme a necessidade do cliente. Daí o surgimento de analistas de dados e de outras fermentas que personalizam a informação a necessidade do cliente, a força de metodologias como design thinking e design sprint, que buscam cocriarem soluções personalizadas aos desejos do cliente. A transformação digital, criara um ambiente fértil, para a personalização de produtos, serviços e informação, permitindo a criação de MVP (Mínimo Produto Viável) com celeridade, possibilitando, além da personalização, agilidade no atendimento das demandas da clientela.

A transformação digital dará as condições adequadas a empresa para desenvolver um funcionamento em rede, mas o que significa isto, significa disponibilizar seus produtos e serviços em uma rede, onde quanto mais pessoas usufruírem desses produtos e serviços, mais demanda gera, potencializando os resultados do negócio. E sempre bom lembrar que a transformação digital pressupõe colocar o cliente no centro do negócio e ter um portal para interação com o cliente é apenas um passo rumo a esse funcionamento em rede, vez que toda a empresa precisa esta irmanada nessa missão, com condições de trabalhos e possibilidade de oferta de serviço que garanta uma experiência única ao cliente, potencializando sua rede.

Transformação digital é um processo que pressupõe uma mudança na forma de pensar a organização, trazendo as pessoas para o centro do negócio, se desapegando de conceitos e aprendizados que já não encontram mais ressonância nos tempos atuais. As empresas tradicionais precisam fazer, com urgência, a transformação digital, não porque precisam ser digitais, mas porque precisam continuar tendo capacidade de entregar a seus clientes produtos e serviços na qualidade e nas condições que seus concorrentes entregam e que o mercado exige, do contrário sucumbirão, desaparecerão, independente do seu tamanho, força ou share de mercado.

 

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