Geral
“Preciso me encontrar”
09/03/2014
Foto: autor desconhecido.
Considerado um dos maiores sambistas brasileiros, o carioca Antônio Candeia, a partir de 1965, quando se viu envolvido em uma tragédia pessoal que o deixou paraplégico, passou a colocar nas suas canções todo o seu sofrimento e o questionamento de atitudes passadas. Quando policial usava da truculência no exercício das suas atividades, até que foi vítima de um tiro que atingiu sua coluna vertebral, revidado por um motorista de caminhão que havia por ele sido baleado. Na letra de “Preciso me encontrar” ele se mostra uma pessoa perdida, sem saber que rumo tomar e admitindo a necessidade de poder enfim encontrar-se consigo mesmo, fazer uma autocrítica da sua vida e dar-lhe novo direcionamento. A mensagem da canção pode ser muito bem aplicada a todo mundo que se encontra em situação idêntica, necessitando conhecer a si próprio, reorientar-se na vida. Foi gravada originalmente por Cartola e depois fez enorme sucesso com a interpretação de Marisa Monte.
“Deixe-me ir/Preciso andar/Vou por aí a procurar/Rir pra não chorar”. O sujeito da música entende que precisa sair da sua vida normal, vivida até então. Sente a necessidade de ir em busca de novas razões de viver, fugir do tédio e das dores provocadas por inconsequentes atitudes do passado. Compreende que é importante se transformar, rever seus conceitos e posturas, seguir um ritmo de vida diferente. Só assim encontrará motivos para voltar a sorrir, apagar da memória as causas de sua tristeza.
“Quero assistir ao sol nascer/Ver as águas do rio correr/Ouvir os pássaros cantar/Eu quero nascer, quero viver”. O grito de desejo de alguém que quer renascer. Poder sentir o prazer de contemplar a natureza de uma forma poética, recebendo dela toda uma mensagem de beleza divina que encoraja o ser humano a se reestruturar emocionalmente. Quer ao amanhecer de cada dia, vendo o sol nascer, revigorar-se, acreditar que uma nova história está sendo escrita, plena de contentamento e de realizações sonhadas. Quer entender no canto dos pássaros o recado de que a vida é bela. Quer ser um novo homem, como se cada dia fosse etapas desse seu renascimento.
“Se alguém por mim perguntar/Diga que eu só vou voltar/Depois que me encontrar”. Neste verso o “eu lírico” torna clara a decisão tomada. Os que ficarem para trás, contemporâneos dos seus desacertos na vida, testemunhas dos seus infortúnios, saibam que ele partiu para uma viagem cujo retorno só acontecerá quando finalmente se encontrar. Retornará totalmente refeito, depois de expurgar da sua personalidade características que concorreram para a sua infelicidade. Passar a ter Deus no coração.
Integra a série de crônicas “PENSANDO ATRAVÉS DA MÚSICA”
O Portal WSCOM não se responsabiliza pelo conteúdo opinativo publicado pelos seus colunistas e blogueiros.
Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.