Walter Santos

Multimídia e Analista Político.

Política

Pós PED no PT: maior desafio da nova cúpula será superar e resolver existência possível entre João e RC


06/07/2025

Cida Ramos, Ari França, Luizinho do PT e Carlinhos Guedes, candidatos à presidência estadual do PT na Paraíba.

O Processo de Eleição Direta no Partido dos Trabalhadores na Paraíba neste domingo nublado transcorre até às 17 horas com provável clima de forte participação dos filiados na demonstração clara de como somente o PT consegue produzir tamanha mobilização nessa dimensão.

A nova cúpula partidária possivelmente a ser liderada pela deputada estadual Cida Ramos terá além do processo de rearticulações internas e externas visando 2026 pro reeleição de Lula, o maior dos desafios e obstáculos à frente, que é construir condições de convivência mínima entre o governador João Azevedo e o ex-governador Ricardo Coutinho no processo sucessório à vista.

Não é tarefa simples e/ou fácil pois certamente deverá envolver o próprio Lula, o futuro presidente Edinho Silva, Geraldo Alckmin pelo PSB no mínimo uma vez que é, no mínimo inimaginável, a campanha à reeleição do petista na Paraíba não constar das presenças de João e RC no palanque.

Embora todos saibamos do grau de estremecimento no contexto e do perfil do ex-governador com seu estilo próprio de fazer política, à cúpula do PT e da Frente de Esquerda restará esse difícil processo de acomodação.

Mesmo assim, lembremos da frase famosa de Brizola no apoio a Lula em 1989:” vamos ter que engolir o sapo barbudo”. Pelo menos a dados da Paraíba nenhum dos contendores usa barba.

REFRESCANDO A MEMÓRIA

Na campanha de Lula em 89 quem coordenou a campanha petista em São Paulo representando a prefeita Luiza Erundina foi o itabaianense paraibano e ex-superintendente do SEBRAE, Walter Aguiar, referência da tendência Liberdade e Luta do PT, famosa Libelu.

Em tempo: Demetrio Magnoli, da Globonews, quando estudante foi líder paulista dessa tendência.

LIVRAMENTO

Estamos todos agradecidos e na torcida pela pronta recuperação do multimídia Clilson Júnior e sua esposa Lúcia Marly no Hospital de Traumas de Campina Grande, depois de grave acidente automobilístico em Areia.

ÚLTIMA

“O olho que existe/ é o que vê”


O Portal WSCOM não se responsabiliza pelo conteúdo opinativo publicado pelos seus colunistas e blogueiros.
Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.