Walter Santos

Multimídia e Analista Político.

Política

RC lidera pesquisa Datavox para o Senado; Efraim Filho na frente pelo Instituto Opinião diante de Aguinaldo, Marcelo Queiroga e Bruno Roberto


28/11/2021

Os últimos dados de pesquisa de opinião pública para consumo geral no trato da disputa ao Senado na Paraíba apontam o deputado federal Efraim Filho como nome em evidência, liderando a concorrência, mesmo diante de diversos outros nomes. É o saldo de sua obstinação em percorrer todo estado de forma antecipada.

No caso específico de Efraim Filho, de perfil de Centro-Direita, ao longo de sua trajetória político-partidária sempre foi acessível e com pauta alinhada até com esquerdistas como Ricardo Coutinho quando este tinha poder absoluto, algo que perdeu depois de 2018.

Na conjuntura, contudo, Efraim se mantém na base aliada do governador João Azevêdo, embora esteja decidido a ser candidato ao Senado com quem lhe abrigue no projeto determinado senatorial, ultimamente movido por números de pesquisa a animá-lo.

ÚLTIMOS NÚMEROS

Cenário analisado pelo Datavox com Ricardo Coutinho na disputa pelo Senado
Cenário analisado pelo Datavox com Ricardo Coutinho na disputa pelo Senado (Reprodução)

Segundo pesquisa do Instituto Opinião apresentada na conjuntura, os números apontam Efraim Filho com 22,7% enquanto que Aguinaldo Ribeiro surge com 9,9%,

Marcelo Queiroga aparece com 7,1% e Bruno 3,8%.

Já os números do DATAVOX trazem o ex-governador Ricardo Coutinho liderando a disputa com 21,8%, mas quando se exclui o líder de esquerda, Efraim Filho aparece com 21,04% estando em João Pessoa com 24,2% e 20,05% em Campina Grande.

Também segundo a pesquisa, Aguinaldo Ribeiro aparece com 10,04% tendo 12,2% em João Pessoa e 17,08% em Campina Grande.

Na sequência, Bruno Roberto pontua 3,2%, com 2,06% na Capital e 5,0% em Campina Grande, assim como Charlinton Machado com 0,4%, tendo 0,5% em João Pessoa e 0,3% em Campina.

Só que ainda estão altos os índices de Indecisos com 44.7% e Brancos/nulos- 20.3%.

SÍNTESE

Embora estejamos muito distantes da data de votação em 2022, mesmo assim o pré-candidato ainda do DEM se diz estimulado com os números da pesquisa e não para de percorrer as regiões, onde no sábado esteve no Cariri.

Dados DataVox

 

Dados Instituto Opinião

O Portal WSCOM não se responsabiliza pelo conteúdo opinativo publicado pelos seus colunistas e blogueiros.
Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.