Walter Santos

Multimídia e Analista Político.

Geral

Paraíba protagoniza pelo lado Conservador


08/08/2015

Foto: autor desconhecido.

{arquivo}A conjuntura política nacional tem trazido à baila parlamentares da Paraíba, a partir do senador Cássio Cunha Lima e do presidente da CPI da Petrobras, deputado federal Hugo Mota, para a visibilidade do embate partidário em curso, mesmo que pela vertente conservadora diferente de outros momentos históricos.

No caso do Líder do PSDB no Senado, a bandeira que defende publicamente é mais do que um estandarte de Oposição, legítima por sinal e até indispensável, embora seu viés conservador extrapola a conduta partidária porque aflora um espectro ideológico retrógrado,mesmo também legítimo.

Quando empunha a bandeira da moralidade atacando Dilma Rousseff o líder tucano paraibano vai de encontro a pares seus de partido, a exemplo dos governadores Geraldo Alckmin e Marconi Perillo, da mesma forma em relação ao maior nome do PSDB, ex-presidente FHC, defensor da tese de conduta ilibada da Presidenta da República.

Ao empunhar a radicalidade, antes pedindo o Impeachment e agora defendendo a cassação de Dilma em face dos registros da Operação Lava Jato, Cássio cumpre seu papel draconiano imposto pelo presidente de seu partido, Aécio Neves, embora com fragilidades na essência de seus argumentos porque seu partido e importantes lideranças têm sido flagradas em desvios de conduta e de recursos, mesmo com a Grande Midia ocultando fatos de conhecimento público.

Em síntese, a pauta de Cássio – principal liderança de Oposição no Estado da Paraíba – cumpre papel estratégico que o aproxima definitivamente do esteriótipo conservador e de Centro Direita, assumindo o anti-petismo radicalizado, algo estranho por quanto não muito longe por pouco não se filiava ao PTB por acordo com Luiz Inácio Lula da Silva.

Agindo assim, ele anima a tropa mas perde definitivamente bases sociais que o defendia antes desse manequim.

EM TEMPO

{arquivo}No inicio dos anos 2000, pós Collor, Cássio vivia "lua de mel" politica com o PT, tanto que fez aliança em Campina Grande colocando Cozete Barbosa como vice e até se preparava para se filiar ao PTB, embora militantes petistas como Júlio Rafael (amigo de Lula in memorian) e o ex-presidente Adalberto Fulgêncio defendessem o ingresso de Cássio no próprio PT.

O WSCOM, acostumado a furos de reportagem, foi quem primeiro noticiou que Cássio desistira do PTB e ia para o PSDB, na semana em que estourou o escândalo do Mensalão, através de entrevista de Roberto Jeferson na Revista Veja, hoje sabendo-se que com conluio com Carlinhos Cachoeira.

Cássio foi à Imprensa e disse que era mentira, barrigada, etecétara e tal, mas o WSCOM publicou sua ficha de filiação no PSDB.

Agora, virou o anti-PT.

O CASO HUGO MOTTA

Jovem parlamentar, de prospecção e futuro, corre sério risco de ser tipificado nas lides políticos como um representante da sociedade beirando à subserviência superior na CPI da Petrobras, ao se identificar com medidas voltadas ao corporativismo e a servir de instrumento contra setores não alinhados à gestão do presidente da Câmara, Eduardo Cunha.

Hugo Motta precisa refletir mais porque, embora seja concebível sua lealdade ao dirigente, há limites em tudo e se não perceber pode ser afetado com desdobramentos que conheceremos em breve.

RICARDO CRITICA SENADOR

“Eu apoio a preservação das regras democráticas, eu apoio aqueles que, por ventura, tenham vencido a eleição, governem. A presidenta venceu as eleições, precisa governar. O que o senador Cássio vem fazendo é um desserviço ao Brasil. Ele não tem noção das coisas que anda pregando”, afirmou o governador Ricardo Coutinho, ontem, em entrevista à Rádiuo Arapuan FM.

E acrescentou: “ Ele quer subverter a ordem não do ponto de vista da melhoria, não do ponto de vista da evolução das coisas, ele quer subverter a ordem com um discurso vazio, falso moralista, onde não se sustenta uma vírgula do que diz, e acha que vai numa tribuna derrubar um governo que foi eleito”, disse o governador.

CARTAXO PRIVILEGIA OBRAS

Durante toda a manhã de ontem, quem passasse pelo Parque Solon de Lucena poderia se deparar com o prefeito Luciano Cartaxo inspecionando as obras da Lagoa, já que se iniciaram a parte do reaurbanismo da parte externa.

O prefeito espera ainda em setembro estar com o tunel de controle da água já concluido para ampliar o ritmo da reurbanização do Parque.

UMAS & OUTRAS

O vice-prefeito Nonato Bandeira deve não mais disputar cargo majoritários em 2016. Está se afastando das lides, embora vá participar do pleito provavelmente na Oposição.

…O deputado federal Wilson Filho já está em pré´-campanha. Ontem, seu escritório em João Pessoa abrigou militantes até à noite. Ele é candidato a prefeito da Capital.

…O presidente estadual do PSB, Edivaldo Rosas, não se afasta das origens. Ontem, foi visto no Chalé da Charque, no bairro da Torre, onde frenquenta regularmente.

…A propósito, Régis Soares é frequentador assiduo e Piancó anda em falta na caderneta de Ferreira.

…Cicero Lucena agora está em Intermares. Longe da atividade política. É um poço de mágoas.

…O senador José Maranhão foi muito aplaudido na inauguração do Teatro "A Pedra do Reino". Ficou todo ancho.

…A nomeação do Procurador Geral de Justiça, Bertrand Asfora, para novo mandato no órgão premia o trabalho.

…Para anotar: o presidente do Sintesp, Severino Ramos, se despede em outubro do cargo. Ninguém ache estranhe se a partir desse tempo em diante ele assumir o manequim de candidato a vereador em João Pessoa. Danou-se!

…O professor Jaldes Menezes anda profundo em suas análises conjunturais. Alto nivel.

…A reitora da UFPB, Margareth Diniz, acaba de conceder entrevista para a nova edição da Revista NORDESTE. Aliás, o material sobre o Nordeste está simplesmente sensacional. Na próxima semana vem coisa boa para se desgustar enquanto leitura. Viva a Torrelândia!

ÚLTIMA

"Lá vem a barca/ chamando o povo/

pra liberdade que se conquista…"


O Portal WSCOM não se responsabiliza pelo conteúdo opinativo publicado pelos seus colunistas e blogueiros.
Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.