Geral

PARAÍBA: Cultura, Investimento, Negócios e Novos Caminhos


15/08/2015

Foto: autor desconhecido.

            Ha 33 anos, convidado por multinacionais, deixei a Paraíba. Em verdade nunca distanciei muito. Sempre que possível visitei a cidade. Agora estamos de volta com uma bagagem maior de experiência de mundo e muita história pra contar. Novos projetos, novas oportunidades. Muito me encanta reencontrar amigos, e sentir o desenvolvimento da cidade e do Estado.

Ainda nesta quinta feira 13.08, assistíamos a fala do governador Ricardo Coutinho, quando do lançamento do projeto Mês da Juventude, e do Pacto Social pela Juventude Paraibana, com uma programação de 160 atividades de cultura, educação, esporte, saúde e meio ambiente, a serem realizados contemplando 60 municípios. Uma fala, diga-se de passagem, sensivelmente preocupada com investimentos e suporte às novas gerações que se formam agora para o futuro. São ainda poucos os recursos, porém indicadores de novas possibilidades de inclusão social que segundo ele, vem acontecendo a partir do governo do ex-presidente Lula.

Na sexta-feira a noticia de que o Estado está atraindo a planta de novas indústrias, e também que João Pessoa volta a ser classificada entre as melhores cidades brasileiras com qualidade de vida, de acordo com pesquisa realizada tendo referência medida pelo IDHM (Índice de Desenvolvimento Humano Municipal), que leva em consideração a longevidade, a educação e a renda da população.

Nos diversos setores é possível identificar importantes avanços. O comércio movimenta com grandes redes varejistas, a gastronomia com diversidade de opção, e o panorama estético da arquitetura engloba novos bairros, inclusive verticais, com seus lindos lançamentos em edifícios modernos de tecnologia inteligente. Desde o aumento do comércio informal ao comércio de luxo, tudo cresce e tudo apresenta um grande avanço.

Dois grandes equipamentos, para citar apenas alguns, destacam seminovos: o Shopping Mangabeira, implantado no bairro do mesmo nome, que considero um investimento de futuro para atender a demanda social daquela área sul da cidade; e o Centro de Convenções de João Pessoa, com seu super moderno teatro Pedra do Reino, homenagem referencial a obra do ilustre paraibano, o escritor Ariano Suassuna; que irá atrair eventos nacionais e internacionais, feiras, congressos, shows, exposições e muito outros.

No Sinduscon, Sindicato da Indústria e Construção Civil de João Pessoa, participamos também de seminários e encontros com empreendedores do ramo, e a imprensa, para discutir saídas em relação ao momento de crise econômica, e a comunicação empresarial, e capacitação dos profissionais do setor. Eventos que objetivam promover diálogos e qualificação na prestação cada vez melhor de serviços ao consumidor.

Na área cultural há um grande movimento, mesmo que aparentemente incubado, programando shows musicais, dança, artes plásticas, literatura, cinema, artesanato e muito mais que se possa imaginar, ocupando espaços como Piollin, Energisa, Funesc, Estação Ciência e uma dezena de outros. Como não bastasse os grandes eventos de porte cultural e turístico, festivais, etc., alinhados aos tradicionais veículos de comunicação, e também as novas plataformas com suas redes sociais e digitais, e uma Universidade que é referência, entre outras de marcas privadas.

A cidade que recebe o apelido de “Porta do Sol” por abrigar a Ponta do Seixas, considerada a região mais oriental das Américas, dá sinais de produzir e expandir riqueza criativa, uma economia cultural. Isso é muito bom e abre novos caminhos.

* Dedicado a Celso Furtado (in memorian).

Gil Sabino é jornalista e gestor de marketing.
g.sabino@uol.com.br


O Portal WSCOM não se responsabiliza pelo conteúdo opinativo publicado pelos seus colunistas e blogueiros.
Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.