Walter Santos

Multimídia e Analista Político.

Geral

Os primeiros nomes


27/10/2007

Foto: autor desconhecido.

Pela primeira vez, desde que o moído da sucessão em João Pessoa começou, ouvi o deputado estadual João Gonçalves falando com clareza que vai submeter seu nome à convenção do PSDB para disputar a prefeitura da capital paraibana.

A revelação se deu durante a festa de lançamento do novo lay out da Coluna Sociedade, do WSCOM Online comemorando em alto estilo o aniversário do colunista Ricardo Olavo reunindo importantes pessoas da sociedade pessoense.

Teve outra informação especial reproduzida pelo deputado federal Efraim Filho assegurando-nos que o DEM vai lançar candidato próprio para a prefeitura. Embora sem anunciar formalmente, a Coluna informa que o nome em articulação é do advogado Eitel Santiago, atual Secretario de Segurança.

Em síntese, o que se deduz claramente é que a Oposição oferecerá nomes à disputa – além do economista Francisco Barreto – com gostos diferentes pelo perfil que cada um dos nomes apresenta pela formação intelectual e representatividade política.

Dos três nomes postos, em tese o de Joao Gonçalves subentende a condição de maior apelo popular a partir da sua ligação com setores populares nos bairros, embora por mais incrível que seja tenha conquistado votos de representantes da elite, a exemplo de empresários, profissionais liberais.

Eitel Santiago e Francisco Barreto têm formação ideológica distinta, mesmo que do ponto-de-vista da densidade intelectual sejam pessoas com bagagem de conhecimento a merecer debate qualificado quando da hora de enfrentar o atual prefeito.

Até agora nenhum dos três apresenta medo eleitoral a Ricardo, ou seja, não têm dimensão na preferência popular até porque não há massificação dos nomes e em sendo assim a sociedade desconhece as candidaturas maciçamente, mesmo assim se faz recomendável levar a sério tais possibilidades.

Está aí o primeiro retrato 3 x 4 da sucessão em João Pessoa, embora precisemos no decorrer dos tempos entender o papel de cada um deles e como e com quem eles vão contar na formação partidária e de estrutura de campanha.


O Portal WSCOM não se responsabiliza pelo conteúdo opinativo publicado pelos seus colunistas e blogueiros.
Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.