Rui Leitão

Jornalista e escritor.

Geral

Os pobres continuam pagando a conta da crise


28/10/2016

Foto: autor desconhecido.

 

Quando vejo o governo fazer malabarismos para estabelecer um necessário ajuste fiscal, fico desesperançado ao constatar que os pobres continuarão a pagar a conta da crise. A pesada e perversa carga tributária brasileira continua só penalizando os que vivem exclusivamente de salários e a classe média. No Brasil continuaremos percebendo que quem paga mais impostos é quem ganha menos.

Não tem qualquer sentido a definição de  imposto de renda. Salário não é renda. Quem vive de renda quase não paga imposto. Deveria ser chamado “imposto sobre salário”. A tributação só passa a ser favorável a quem tem um nível de remuneração superior a setenta salários mínimos. Os demais comprometem mais da metade do que ganham no pagamento dos impostos, direta ou indiretamente.

A PEC do teto nos gastos públicos, em nenhum momento, trata de impor maior cobrança de impostos a quem tem bens e fortuna. As rendas de capital recebem apenas algumas pequenas mordiscadas da receita federal. Permanecemos castigados por uma impiedosa injustiça fiscal.

Nada muda, continuamos na mesma situação, embora o discurso seja a de que está sendo feito um corte nos gastos públicos em favor do país. Balela. Quem deveria ser mais afetado pelas medidas do ajuste fiscal é quem mais vai se beneficiar.

A pobreza, que depende de uma maior assistência das políticas públicas, vai sofrer ainda mais o desfavor do cuidado e atenção que deveria merecer. Os investimentos na educação e saúde na administração pública serão minimizados, enquanto os ricos que dispõem desses serviços pela iniciativa privada em nada serão afetados.

Não é uma conclusão fundamentada em paixões partidárias. O fato verdadeiro é que novamente os pobres pagarão a conta da crise. O mais preocupante é ver os “não ricos” aplaudirem as medidas como se fossem a salvação do país. Quando será que veremos esse quadro de tanta injustiça ser alterado?


 


O Portal WSCOM não se responsabiliza pelo conteúdo opinativo publicado pelos seus colunistas e blogueiros.
Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.