Walter Santos

Multimídia e Analista Político.

Geral

Os novos paradigmas da OAB-PB diante do novo tempo


02/01/2016

Foto: autor desconhecido.

No primeiro dia do ano, quando o Brasil passa a conviver com novas regras de cobrança do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) tendo os impostos estaduais das mercadorias compradas pela internet passando a ser repartidos entre os estados de origem e de destino do bem, eis que, na Paraíba, um fato político chama a atenção, que é a posse da nova diretoria da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Paraíba (OAB-PB), liderada pelo presidente Paulo Maia.

Há uma série de temas expressivos em pauta pela nova diretoria com disposição e compromisso de aplicabilidade devendo repercutir fortemente na categoria, a partir da decisão de por fim à reeleição no processo eleitoral da Ordem, estabelecimento de novo valor para a anuidade, o debate e definição sobre o Piso Salarial da classe – fala-se acima de R$ 3.200,00) -, além de medidas administrativas para quem somente agora vai conhecer o tamanho da herança à vista.

TEMPO DE NOVOS CONCEITOS
A disposição da gestão liderada por Paulo Maia é de construir novo tempo de conceitos sobre o significado da Ordem com instrumento fomentador de políticas de valorização da classe dos advogados numa perspectiva de relacionamento institucional com a sociedade constituída de forma menos cartorial a serviço de poucos, ao contrário, na defesa do conjunto.

Paulo Maia é empossado com a postura de um reformista dedicado, conhecedor a fundo dos problemas e aspirações da classe sabendo que vai enfrentar dificuldades operacionais pelo déficit orçamentário diante de alto índice de inadimplência da categoria, esta agoniada, por isso vai precisar de habilidade e decisão firme para contornar o que for.

PRINCIPAIS GERAIS
A nova diretoria chega comprometida e inspirada com compromissos distantes do corporativismo para poucos, ou seja, criando a Cultura de promover ações da Ordem de forma mais aplicável a todos do que só servir poucos em detrimento dos muitos.

Esta quebra de paradigma, em se efetivando, estará criando nova fase conceitual e política da OAB/PB com a influência decisiva das novas gerações, responsáveis pela mudança operada silenciosamente em novembro de 2015.

A Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Paraíba resolveu aplicar os compromissos de campanha, algo que instrui o futuro a ainda a acreditar na mobilização de classe para os ajustes do tempo moderno.

ÚLTIMA
“Quem sabe faz a hora/ não espera acontecer…”
 


O Portal WSCOM não se responsabiliza pelo conteúdo opinativo publicado pelos seus colunistas e blogueiros.
Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.