Walter Santos

Multimídia e Analista Político.

Geral

Os desafios do Cabo Branco


01/12/2007

Foto: autor desconhecido.

Para Roseane, meu cumprade Zé Hugo e filhos

A eleição da nova diretoria do Esporte Clube Cabo Branco com sede no Centro da cidade e em Miramar apresentou neste sábado uma série de recados bem dados, sobretudo aos novos diretores, na perspectiva de salvar e manter o mais importante clube social do Estado, hoje, vivendo em meio ao histórico passado de status e decadência na conjuntura.

O presidente José Everaldo, experimentado empresário pessoense, tem um grande e belo desafio pela frente a partir do mais importante deles, que é manter a chama do Cabo Branco poder reviver momentos áureos de sua história, desde que reunindo a todos nessa árdua tarefa.

Não é tarefa fácil, mesmo porque os tempos são outros, mas creio ainda que há formas de construir o Plano de salvação do Cabo Branco enquanto é tempo.

O primeiro deles e fundamental é cair na real: assumir a realidade de crise do clube com – um detalhe importante – a implosão do retrovisor, isto é, não acusar mais ninguém lá atrás (os ex-dirigentes) porque cada uma fez sua parte. Em sendo assim agora cabe à diretoria eleita fazer a sua.

Cair na real significa dizer ainda que o Cabo Branco por não ter mais o Status econômico e de influencia de anos atrás, então precisar-se-á ser criado um novo modelo de objetivos, estrutura e estratégias para apontar as formas de recuperar as finanças do clube.

Nesse contexto, que espera-se José Everaldo e diretoria saibam atrair todos os abnegados do clube, será importante definir calendários e metas a curto, médio e longo prazos passando essencialmente pelas finanças e compromissos com pessoal e as despesas fundamentais, a exemplo de água, luz (este a mais séria demanda atual ), bem como os demais compromissos em torno da gestão.

A história do Cabo Branco, a sua força esportiva e a perspectiva de abrigo com a cultura e a cidadania planejada certamente que podem se constituir em novo impulso – isso diante de um planejamento, que poderia começar por um workshop, cujo processo instancias como o Sebrae/PB, através do superintendente Julio Rafael, bem é provocado a contribuir com essa reformulação para que todos, numa grande reunião democrática, apontem os rumos e os objetivos da nova gestão do clube.

Será fundamental tocar na auto estima de todas as gerações próximas do clube, não só em torno dos adultos, mas da juventude e da melhor idade – esta responsável pela historia até agora.

Em síntese, José Everaldo, Toinho Toledo (além de vice-presidente um abnegado valoroso), Tavinho como o mais votado conselheiro, da mesma forma que Novinho – ex-presidente e dedicado gestor, agora campeão no Conselho Fiscal, além de todos os eleitos estão desafiados a construir a retomada da imponência do Cabo Branco.

Desejo mais do que boa sorte, a voluntariedade de poder ver o renascer de um novo tempo.


O Portal WSCOM não se responsabiliza pelo conteúdo opinativo publicado pelos seus colunistas e blogueiros.
Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.