Geral
Os “absurdos” possíveis em 2014
05/05/2014
Foto: autor desconhecido.
{arquivo}Mesmo ainda sem definição clara de cada uma das chapas concorrentes à sucessão governamental na Paraíba, tomando por base articulações e realidades políticas existentes até a presente data, não é demais apontar alguns cenários possíveis de se efetivar, apesar de muitos poderem achar absurdo a dados de hoje.
Antes, levemos em conta um dado fundamental: as projeções se pautam em cima da perspectiva real de segundo turno no processo eleitoral. Em sendo assim, reflitamos:
1) Cássio X Ricardo Coutinho – Não é de todo impossível que, por exemplo, a se manter as coisas como estão hoje, haja possibilidade do PMDB apoiar RC. É uma questão que une rivalidade e sobrevivência política. Nesse caso, ainda, não seria absurdo ver o prefeito Luciano Cartaxo acenando pró Cássio enquanto outra parte do PT se movimente em favor de “tapar o nariz” e engolir o sapo – como disse Brizola, votando em RC. Isto, se Ricardo viesse a apoiar Dilma;
2) Cássio X Veneziano – De cara, a lógica presumida aponta para o apoio do governador Ricardo ao candidato do PMDB. Como ficaria Rômulo nesse cenário, então magoado: voltaria aos braços de Cássio ou seguiria o voto em Vené? Nesse cenário, seria importante identificar como votaria Cícero Lucena a se manter amuado e p da vida por estar fora das pretensões de disputar o Senado. Mais uma vez, nesse caso, também iria influenciar a posição de segundo turno na disputa presidencial.
3) Ricardo X Veneziano – Não teria jeito de Cássio e aliados votarem em Ricardo Coutinho, o desafeto mais novo daí a hipótese de liberar a tropa e mesmo assim contribuir no voto silencioso em favor de Veneziano.
Em síntese, as pesquisas apontam os mais bem avaliados na disputa por isso, mesmo com a prevalência de Cássio e Ricardo rivalizando hoje haver alguma possibilidade de Vené pegar uma carona em Lula e se aproximar dos dois e emboloar o quadro, como se diz lá na Torre.
Em síntese, Cássio é favorito há mais de ano mas não é aconselhável ignorar o desempenho de Ricardo e de Veneziano.
Anotem para depois a gente passar a limpo.
UMAS & OUTRAS
…As obras na Lagoa (Parque Solon de Lucena) dimensionam o nivel em que ficará com a segunda fase. Antes e depois dessa intervenção.
…O Secretário de Comunicação da PMJP, Marcos Vinicius, nem tomou posse direito – o que se dará nestea terça-feira, mas já deu sinais de habilidoso e conhecedor de causa. Deve fazer escola.
…Ele monta uma equipe de primeira com Veruska Correia Lima e cia.
…Há um esforço no PT para fazer Wellington Roberto candidato ao Senado, mas cresce os movimentos de Manoel Júnior.
…O Governo Ricardo enfim encontrou formas de desentravar processos burocráticos deixando a Secom mais solta para agir.
…Anotem este nome: George Morais. Deve ser mesmo o futuro presidente da PBGás. Volta de Natal com todo o gás.
…O pre-candidato do PSB à Câmara Federal, Evaldo Costa, tem sido visto almoçando vez em quando em restaurante de Soledade. Tá enfiado até o gogó de viagens e conversas pra cima e pra baixo.
…André Gadelha votando em Ricardo Coutinho? Em Sousa, depois que começou a chover, tem dado de tudo. Mas será mesmo verdade?
…O ex-deputado Walter Brito garante ter ampliado o apoio de ex-prefeitos da Serra da Borborema como pre-candidato ao Senado.
ÚLTIMA
"O cancão vai piar…"
O Portal WSCOM não se responsabiliza pelo conteúdo opinativo publicado pelos seus colunistas e blogueiros.
Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.