Notícias
OPINIÃO: WS expõe documento da gestão Luciano Cartaxo elencando realizações no Centro Histórico de João Pessoa
28/12/2019
Gestão Luciano Cartaxo elenca ações no Centro Histórico nos sete anos de mandato, revela Secretário de Comunicação
A propósito de análise conjuntural do multimídia Walter Santos sobre a realidade do Centro Histórico de João Pessoa, eis que o Secretário de Comunicação da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), Josival Pereira, enviou correspondência pontuando as ações do Governo Luciano Cartaxo ao longo dos sete anos.
Confira na íntegra:
Prezado Walter Santos,
De início, que se tenham como reconhecidas suas repetidas manifestações de preocupações com o Centro Histórico de João Pessoa. Porém, a realidade de fatos incontestáveis impõe reparos ao seu último texto, o que indaga sobre quando as autoridades darão importância ao referido território.
Começa com a pequena citação de intervenções da atual gestão de João Pessoa no Centro Histórico, região da cidade que vem recebendo um conjunto integrado de ações. As realizações não se resumem à Villa Sanhauá, experiência pioneira no país, e ao Conventinho, que se encontra em obras.
Nos últimos sete anos, a terceira capital mais antiga do país assistiu à restauração do Hotel Globo, da Casa da Pólvora, do Pavilhão do Chá, da Galeria Augusto dos Anjos, da escadaria Malagrida, da Praça 1817, da Praça João Pessoa, da Praça da Pedra, e iniciou a execução do projeto Caminhos da História, que prevê a recuperação de outros equipamentos e a padronização de passeios públicos.
O Centro Histórico da Capital, de forma mais ampliada, também recebeu o Novo Parque da Lagoa, o mais importante equipamento de lazer e convivência da cidade; a Praça da Independência e, mais recentemente, a primeira etapa da Nova Bica.
Não se tratam de intervenções pontuais. As ações, estruturantes, têm mudado o perfil da região. Além dos novos espaços, o Centro Histórico passou a ganhar vida nova, com uma programação específica e permanente com o AnimaCentro. O programa de cultura e lazer já vem se consolidando como um dos maiores do Brasil.
Já foram realizados mais de 800 eventos nos polos estabelecidos no Centro Histórico (Casa da Pólvora, Hotel Globo, Villa Sanhauá, Parque da Lagoa, Casa da Pólvora, entre outros). Trata-se de garantia de ocupação do espaço com a garantia da geração de renda para os artistas da terra.
A gestão do prefeito Luciano Cartaxo também cuidou de promover o recapeamento asfáltico e a implantação da iluminação LED da maioria das ruas do Centro Histórico, garantindo a beleza e a segurança do coração dos antigos espaços da cidade. Uma sede da guarda Municipal foi implantado na área, aproximando o serviço da população, a exemplo do que ocorre no Parque da Lagoa.
Mudanças da legislação municipal garantem incentivos fiscais para que a iniciativa privada possa restaurar prédios ou instalar negócios no Centro Histórico. Na Villa Sanhauá a administração implantou uma central voltada ao empreendedorismo.
O propósito planejado, desde o início, não são iniciativas pontuais, é transformar o Centro Histórico de João Pessoa em um atraente polo de economia criativa, com vasta ocupação turística e cultural. E é isto o que tem acontecido na verdade, com reconhecimento internacional já conferido por instituições como a UNESCO.
Outra grande intervenção em marcha no Centro Histórico é a implantação do Parque Sanhauá, que visa equipar a área com um grande espaço ecológico e de lazer. A primeira etapa já está praticamente pronta, a Praça Napoleão Laureano, que fica em frente à estação da CBTU e que será um equipamento de convivência com mais de 8 mil metros quadrados de espaços.
Todas as ações da atual gestão foram no sentido de resgatar equipamentos deteriorados e de transformar espaços abandonados e vilipendiados. São intervenções que jamais foram realizadas na história da Capital. O lugar onde a cidade nasceu agora revive o seu passado e aponta para o futuro.
Josival Pereira
Secretário de Comunicação de João Pessoa
EM TEMPO
Voltaremos ao tema oportunamente sempre com propósito de contribuir com o Centro Histórico.
O Portal WSCOM não se responsabiliza pelo conteúdo opinativo publicado pelos seus colunistas e blogueiros.
Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.