Walter Santos

Multimídia e Analista Político.

Geral

O tom de Luciano e os efeitos na sucessão


29/07/2014

Foto: autor desconhecido.

A fala do prefeito de João Pessoa, Luciano Cartaxo, na condição de representante do Partido dos Trabalhadores na campanha sucessória, inclusive da presidenta Dilma Rousseff, afirmando que não vota na candidatura ao Governo do senador Vital do Rego Filho nem amarrado ratifica condição radical construída de uns tempos para cá, como a apostar mais na aliança com o PSB, mesmo diante de alta expectativa em torno da decisão do Tribunal Eleitoral sobre a aliança da Executiva Nacional com o PMDB.

Demonstra sem dúvidas nenhuma, que a maior liderança do PT no Estado resolveu radicalizar na direção de Vital.

Aliás, radicalizou tanto que expressou em contato com a reportagem do WSCOM:

– "É uma candidatura que não existe, uma candidatura de laboratório e se a presidenta Dilma for depender dela na Paraíba vai ficar em quarto lugar".

Este é um cenário do tempo presente também a merecer acompanhamento adiante porque, a rigor, a candidatura de Vital Filho começou a ocupar as ruas e cidades, portanto, será indispensável admitir e aguardar os novos números de pesquisas porque se houver deslocamento para cima do senador, o discurso crítico passa a ter outro nível de avaliação, inclusive para a campanha principal do País, que é a disputa presidencial.

Em tese, não é demais admitir que o PMDB possa romper a casa dos dois dígitos pela estrutura existente ao longo dos anos, da mesma forma que se faz importante conhecer a repercussão da performance do senador nos debates de agora em diante com os dois outros competidores, Cássio e Ricardo Coutinho.

Na verdade, a radicalidade faz Luciano se impor no processo, mas quem deve estar mais preocupado com todo esse contexto é a coordenação nacional de Dilma porque ela precisa vencer na Paraiba e, nessa condição, não pode abdicar do PMDB nem do senador, que foi estimulado a assumir a candidatura.

Trocando em miúdos, ainda é tempo de aguardar a reação de Vital e os efeitos de seu desempenho real na relação com a sociedade, antes de um veredicto circunstancial do momento. Certamente que tudo terá desdobramentos neste ano e depois dele, por isso é hora de aguardar os novos lances.


O Portal WSCOM não se responsabiliza pelo conteúdo opinativo publicado pelos seus colunistas e blogueiros.
Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
// //