Política
O significado da presença de Bolsonaro em João Pessoa diante da reta final de campanha; afinal qual o impacto eleitoral?
18/10/2024
As imagens e fatos gerados em torno da presença do ex-presidente Jair Bolsonaro em João Pessoa para apoiar publicamente a campanha do médico Marcelo Queiroga à Prefeitura permitem assegurar que a Capital paraibana reúne de fato um expressivo segmento conservador ideológico e social.
Não há como negar que a mobilização da forma produzida ratifica a existência de um público engajado na essência do que se chama Extrema Direita defendendo no exercício da política princípios morais e de costumes como há tempo não se via.
Para quem não se lembra, até a Constituinte de 1988 os políticos e pessoas desse espectro ideológico tinham vergonha de se assumir socialmente com este perfil, que nos últimos tempos inverteu a lógica levando a sociedade a conhecer os conservadores assumidos com pautas próximas ao lema Deus, Pátria e Liberdade.
A rigor, o “Mito” despertou já como deputado federal um sentimento extremista de Direita a se dedicar enfrentar o Petismo e/ou Esquerdismo depois de baleado pela estratégia de implodir esse legado acusando – se de corrupção mas que nos anos seguintes à Justiça repôs fruto do famoso Lawfare.
Mas, retomando a questão de Bolsonaro e Michelle ficou evidente o prestígio pessoal do médico Marcelo Queiroga agora precisando dimensionar eleitoralmente qual o tamanho desse reforço político nesta fase da campanha.
Em síntese, o PT e a Esquerda têm motivos de sobra para se preocuparem com significado do Mito que se mantém inafetado por seguidores mesmo com a ficha político de muitos graves problemas acumulados dentro e fora de seu governo. A rigor, João Pessoa dispõe de um contingente expressivo de conservadores movidos pela chama silenciosa de setores evangélicos.
Resolveram sair da toca e agora querem disputar o Poder.
ÚLTIMA
“Oh! mestre/ fazei que eu procure mais/ perdoar que ser perdoado”
O Portal WSCOM não se responsabiliza pelo conteúdo opinativo publicado pelos seus colunistas e blogueiros.
Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.