Walter Santos

Multimídia e Analista Político.

Política

O saldo de 2024: efeitos do segundo turno em João Pessoa e Campina, os bastidores de Cajazeiras e Santa Rita e o tamanho do governador João Azevêdo


06/10/2024

 

Os números do resultado de 2024 na Paraíba produzem dois cenários de segundo turno em João Pessoa e Campina Grande em situações distintas, mas já de olho no futuro se faz importante dimensionar os números de Cajazeiras, Pombal e Santa Rita contrários ao governador João Azevedo, que ganha na Grande João Pessoa e agora precisará ratificar Cícero Lucena e Dr Jhony podendo até construir a primeira derrota dos Cunha Lima em 42 anos de comando absoluto deles na cidade.

No caso de João Pessoa, a disputa de agora atrai em tese o bolsonarismo pró Marcelo numa proporção que deve levar o governador a construir a busca do somatório em torno de Cícero sabendo que Queiroga vai tentar atrair apoios com seu espectro bolsonarista a gerar efeitos. Isto também une os antibolsonaristas pro Cícero.

No caso pessoense, há cenário de somatório de forças do governador diante do significado de Queiroga.

NA SERRA DA BORBOREMA

Já em Campina Grande, o resultado é a mais forte advertência de que pela primeira vez depois de 42 anos o grupo Cunha Lima corre risco de perder a prefeitura pela postura antipática particular do prefeito Bruno Cunha Lima que levou ao segundo turno disputa quando teve o apoio do ex-governador Cassio Cunha Lima, o senador e ex-prefeito Veneziano Vital, ex-prefeito Romero Rodrigues, ex-prefeito Félix Araújo mas sem vencer no primeiro turno.

Aliás, pela primeira vez um governador fora de Campina com obras na cidade, no caso João Azevedo, deve interferir no segundo turno ao invés de ser tratado como forasteiro. Além de tudo tem a possibilidade de todos da Oposição se unirem com Dr.Jhony.

NOVO TABULEIRO

O governador vai conviver com derrota de seus candidatos em Cajazeiras, Pombal e Santa Rita – perte deles apoiado pelo PP – gerando cacife dos Ribeiro para futuras negociações de futuro.

Isto não exclui o saldo positivo de João Azevedo em muitas cidades importantes a ajudá-lo na projeção de 2026, se sai ou não candidato.

Em síntese, o jogo apenas está começando.

QUEDA DE LC

O resultado das eleições colocando Luciano Cartaxo em quarto lugar é nova derrota acachapante a diminuir sua influência eleitoral na cidade, agora ao lado do ex/governador Ricardo Coutinho – outro grande derrotado.

Como dizia Jackson Macedo, se houvesse pragmatismo político correto, ao invés de imposição de agora, se aliando com Cícero tudo já estaria resolvido.

ÚLTIMA

“O olho que existe/ é o que vê”


O Portal WSCOM não se responsabiliza pelo conteúdo opinativo publicado pelos seus colunistas e blogueiros.
Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.