Geral
O resultado do Ministério Público
27/07/2007
Foto: autor desconhecido.
O importante segmento do Ministério Público Estadual tem novo resultado eleitoral, após democrático e exemplo de postura na escolha de seus dirigentes pelo voto direto. Nesta sexta-feira, ao longo do dia, a categoria produziu uma lista tríplice com os mais bem avaliados pelo conjunto dos promotores e procuradores.
Pela ordem, como revelou em primeira mão o portal WSCOM Online, os três escolhidos foram: Oswaldo Trigueiro Filho teve a maioria dos votos válidos, 150 (24,04%), seguido por Janete Ismael, 133 (21,31%) e Cláudio Cavalcanti, 120 (19.23%).
Os números da disputa também revelaram: apenas cinco pessoas não votaram dois por estarem viajando e três não compareceram por problemas de saúde.
O fato é que a eleição desta vez apresentou um clima de natureza com sinais de avanços políticos, do ponto-de-vista interno do segmento, sem grandes fraturas, isso atestado quando a atual Procuradora de Justiça, Janete Ismael, ficou em segundo lugar.
Vamos entender em cima de valores mínimos da conjuntura: Janete Ismael foi eleita da ultima vez com apoio das novas gerações de promotores, entretanto, desta feita o promotor Oswaldo Trigueiro Filho foi o nome ungido pelo segmento renovador do segmento, mesmo assim não impediu que a atual Procuradora tivesse boa avaliação, até porque a segunda colocação não é o pior dos resultados.
Em tese, se for em nome da renovação em curso no Ministério Público, que um dia vai assumir de vez o comando da categoria, a lógica será na direção de Oswaldo Trigueiro, líder ascendente, mesmo assim entendemos que a inserção do nome da atual Procuradora na lista tríplice gera a possibilidade dela continuar.
Lembramos, oportunamente, o caso registrado quando da ascensão da procuradora Janete, na disputa anterior, quando Fred Coutinho, nome muito mais bem avaliado pela categoria, não conseguiu emplacar seu nome mesmo como o mais votado.
No caso de agora, pode ser que haja novidade (tudo é possível), mas nada tira do caminho a impressão de que o governador mantenha quem já está no curso de um processo administrativo.
Questões políticas, meu caro!, diria Sherlock Holmes.
O Portal WSCOM não se responsabiliza pelo conteúdo opinativo publicado pelos seus colunistas e blogueiros.
Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.