Rômulo Polari

Professor e ex-reitor da UFPB.

Política

O que dizem as pesquisas eleitorais


03/09/2022

A pesquisa Datafolha de 01.09.22, ratificando as evolução e tendência de seus resultados anteriores e de vários institutos, traz o seguinte quadro sobre as eleições do próximo mês de outubro:

  • Lula deve ser eleito presidente da República, com larga margem;
  • Aumentou a chance de haver segundo turno, entre Lula e Bolsonaro;
  • O candidato Ciro Gomes, 3o colocado, passou do patamar de intenções de votos de 7% para 9%, e a candidata Simone Tebet, 4a colocada, de 2% para 5%.
  • Essa perspectiva hierarquizada de êxito na eleição presidencial não deve mudar, pois as convicções de voto e rejeição dos candidatos estão consolidadas.

Quanto a Bolsonaro, o candidato-presidente, a desaprovação do seu governo continua alta. Os seus ganhos eleitorais com os Auxílios Brasil, Caminhoneiros, Taxistas, Vale gás e queda de preços dos combustíveis já foram agregados sem colocá-lo como favorito.

Pela pesquisa Datafolha, intenções de voto 1o turno, Lula teve 45% e Bolsonaro 32%. Assim, na margem de erro de 2%, com 48% dos votos válidos não se descarta de vez a vitória de Lula nesse turno.  Para o 2o turno, Lula venceria com 53% contra 38%.

A menos de 30 dias das eleições, à luz das pesquisas, Ciro Gomes deve chegar, no máximo, a 13% dos votos, e Simone Tebet a 8%. Com esse avanço não têm chance de irem ao 2o turno, mas livrarão Bolsonaro da derrota no 1o turno.

A saída espontânea de Ciro e Simone do pleito seria suicídio político, não é razoável pedir isso! Mas, no final deste mês, tornando-se quase certo que esses candidatos não irão para o 2o turno, é provável a adoção do voto útil para decidir a eleição no 1o turno.

Isso não será tarefa difícil, pois os eleitores de Ciro e Tebet têm baixa propensão a Bolsonaro. Basta uma modesta migração que elevem as atuais intenções de voto para Lula de 45% para 47% para garantir sua eleição no 1o turno.

Esse exercício do voto útil terá um alto teor de democracia, pragmatismo e racionalidade política. Até porque, trata-se apenas de antecipar para o dia 02 de outubro o voto que seria dado no dia 30 desse mês, no 2o turno da eleição.

Todas as pesquisas divulgadas não deixam dúvida quanto à vitória de Lula para presidente do Brasil. Mas a conquista desse feito já no 1o turno terá uma extraordinária significância histórica política, social, econômica.

Afinal, é preciso livrar o país da direita retrógrada extempoerânea e coloca-lo no rumo do centro e esquerda democráticos contemporâneos e sintonizados com o mundo da globalização, sociedade do conhecimento, IV Revolução Industrial, inclusão social e sustentabilidade ambiental. Assim será o governo Lula 2023-2026


O Portal WSCOM não se responsabiliza pelo conteúdo opinativo publicado pelos seus colunistas e blogueiros.
Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
// //