Política
O projeto Aguinaldo Ribeiro, senador de João: causas, efeitos e os desafios que precisa superar para chegar lá
14/06/2022

O anúncio nesta quarta-feira, em João Pessoa, pelo deputado federal Aguinaldo Ribeiro (PP), de sua decisão de disputar o Senado Federal na chapa liderada pelo governador João Azevêdo (PSB) é o fato político mais relevante desta fase neste momento.
Aguinaldo Ribeiro chega atraindo apoios de 62 prefeitos – quantitativo expressivo por ser conjectura de um parlamentar individualmente – mas vai precisar conviver com fatores positivos e negativos, a partir da reação interna de grupo do partido Republicanos, em face de compromissos com seu competidor, Efraim Filho (União Brasil).
ENFRENTAR RICARDO?
Antes de ser anunciado pré-candidato ao Senado, ele avaliou muito além de reações contrárias do Republicanos, a questão da pré-candidatura de Ricardo Coutinho (PT) onde há quem considere-o inelegível. Mesmo que encare outra realidade, AR resolveu não temer o ex-governador em qualquer situação, pois acredita no potencial de João Azevêdo somado à sua performance.
A rigor, a partir de comentários de adversários dele, AR terá a necessidade de superar a repercussão do seu projeto estar diante de sua irmã já senadora, algo que o “nepotismo” senatorial o levará a desempenho desdobrado para se consolidar na opinião pública. Há ainda quem queira ligar seu nome a problemas de conflitos fundiários de parentes seus, em especial Aguinaldo Veloso Borges, mas são outros quinhentos.
POSIÇÃO DO PL E LULA
O deputado federal recebeu do presidente do partido nacional, Ciro Nogueira, que sua candidatura é prioridade, algo que reforça a conjectura na qual Aguinaldo Ribeiro já construiu com o PL a condição de votar em Lula mesmo divergindo com a legenda.
Embora existam possibilidades de reações, ao final das avaliações envolvendo todos os aspectos, Aguinaldo Ribeiro gerou convicção de que poderá superar as adversidades e chegar à vitória. Ele sabe que não é fácil, mas não impossível- como torcem seus adversários.
Trocando em miúdos, nesta quarta-feira, 15, mais uma pedra é movida no tabuleiro político com movimento forte seja qual for o humor. AR se apresenta pronto.
PODCAST INOVADOR
Ainda nesta quarta-feira, estamos INAUGURANDO nova fase na conjuntura com início de PODCAST, Via YouTube, em conversa profunda com o presidente da ABI, Octavio Costa, e o presidente da API, Marcos Erick.
Começa às 19 horas.
ÚLTIMA
“VIDA DE GADO/ POVO MARCADO/ POVO FELIZ”
O Portal WSCOM não se responsabiliza pelo conteúdo opinativo publicado pelos seus colunistas e blogueiros.
Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.