Rui Leitão

Jornalista e escritor.

O processo de desumanização


10/08/2023

 

 

O excesso de informações instantâneas que é oferecido à população, faz com que muitos fiquem anestesiados, imersos, portanto, em concepções diferentes da realidade vivenciada. E isso afeta as relações sociais, o que, por consequência, contribui para que se percam os valores éticos e morais, o que, em outras palavras, representa ingressar, até inadvertidamente, num processo de desumanização, privando-se das características que identificam sua espécie. Brutalizam-se.

Quando o ser humano fica indiferente à dor de outra pessoa, torna-se insensível a tudo o que acontece ao redor, desde que não esteja sendo alcançado por eventuais situações desfavoráveis à sua qualidade de vida. Não sente, então, nenhuma sensação de empatia ou solidariedade. Perde a capacidade de se indignar com tragédias que causam impactos sociais, das quais ele não esteja sendo atingido. É comum reagir afirmando: “e daí? O que posso fazer?”, mesmo tendo o poder de fazer algo . A naturalização da barbárie, da incivilidade.

A desumanização consiste em negar a humanidade aos outros. Alguns atores políticos da contemporaneidade sequer se constrangem em demonstrar que estão promovendo, no ambiente em que vivem, esse processo de desumanização. Imitam pessoas sofrendo, de forma pública, como se fosse a coisa mais normal do mundo. Demonizam aqueles que elegem como seus inimigos, desconsiderando que sejam merecedores de tratamentos humanitários, tornando-se ameaças ao bem estar social.

Em situações de conflito nutrem sentimentos de raiva e intolerância. Com essa postura alimentam o clima de beligerância, ajudando a produzir atos de violência. Seus discursos e práticas sobre os outros, de opressores sobre oprimidos, têm o objetivo de promover submissão às suas ideias e vontades. Esquecem que ser humano e, sobretudo, “ser-com-os outros”, é não “ser-contra-os-outros”. Impressiona a utilização ideológica dos discursos desumanizadores por eles pronunciados de modo consciente. O ato de desumanizar torna-se voluntário. Deus está só no uso do Seu nome em vão.

A desumanização está muito presente nos regimes totalitários porque deixa o homem desprovido da tutela de qualquer direito. O pior é que testemunhamos discursos defendendo a volta da ditadura militar, que privou os indivíduos de sua liberdade, impedindo-os de exercerem ações políticas, e instaurando o terror. Tentaram fazer com que voltássemos a viver o processo de desumanização. Mas a página da história foi virada pela vontade majoritária da população brasileira. Estamos, conseguindo retornar a um tempo de paz, onde predominem sentimentos de solidariedade, empatia e congraçamento social entre compatriotas. DITADURA NUNCA MAIS.


O Portal WSCOM não se responsabiliza pelo conteúdo opinativo publicado pelos seus colunistas e blogueiros.
Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
// //