Walter Santos

Multimídia e Analista Político.

Geral

O papel e saldo de Vital nas eleições 2014


30/09/2014

Foto: autor desconhecido.

{arquivo}Faltando poucos dias para o veredicto das urnas, já é possível avaliar o significado da campanha do senador Vital do Rego Filho no processo eleitoral em curso, onde sua performance em diversos níveis, inclusive de propositura elevada para o futuro do Estado, está em dissintonia com as projeções das pesquisas – isto se nunca houve nem haverá manipulação.

Como pode o candidato ao Governo da Paraiba de Dilma (furacão) Rousseff e de Luiz (tsunami) Inácio Lula da Silva ter margeado até os últimos números a casa de 4 a 5%, logo ele que, mesmo relevando os programas dos demais candidatos, se impôs com uma proposta diferenciada mexendo em eixos básicos da economia e do campo social?

Ainda resta algum tempo, logo vamos aguardar até sábado, mesmo assim nunca é demais admitir que Vital soube se comportar como poucos diante de tantos desfalques e traições, a partir de bases de seu próprio partido, sequenciando à má relação com o PT estadual daí também a retração de espaços no Horário Eleitoral para expor ideias e a pouca estrutura necessária a tamanho desafio.

De pouco ainda vale neste momento buscar explicações para antes da Convenção celebrando seu nome ao lado de José Maranhão no Senado porque, na prática, foram os desdobramentos em escala de dificuldades que o fez sofrer mais do que da conta, mesmo assim sem admitir se afastar nem largar a candidatura de Dilma como palanque principal.

Embora também sejam registradas ações do PT e de Lucélio pró Dilma, na prática foi a campanha de Vital, conforme atestam as únicas participações em depoimentos de Dilma e Lula, quem granjeou a preferência dos lideres petistas no campo da disputa governamental.

No plano das idéias e da performance particular em si, o candidato do PMDB tem sabido até o último debate nesta terça-feira na Rede Paraiba de Televisão combinar um misto de discurso programático com reflexões criticas sobre nossa história recente, todos os candidatos – em especial Cássio e Ricardo – sem perder o eixo da postura proativa e/ou propositiva distante do acusatório normal entre os que estão liderando as pesquisas.

Mas, como foi ressaltado, a perda e/ou distanciamento do PT, bem como a participação de algumas lideranças de seu partido em outras campanhas e a escassez o vil metal acabou que fazendo-o raquítico nas previsões de pesquisas, mesmo que na essência do processo tenha conseguido vitamina B10 particular movida por H20 de Bodocongó, ao que parce, porque somente com ela se aguenta tanta adversidade.

Em síntese, Vital chega ao final da campanha com Dilma/Lula devendo o papel de aliado destemido e sofredor conjuntural, mas abrigando o único espaço de disputa para o Governo em condições de dizer que a provável candidata reeleita tenha tido um palanque na Paraíba com nível de propostas à altura da expectativa e dos vários níveis.

É do desempenho dele que, domingo,saberemos se haverá ou não segundo turno, porque algum crescimento seu significa ampliação de votos e assim a perspectiva de nova fase da disputa, porque do contrário tudo pode ser resolvido no primeiro turno.

O Carmelengo de Vital do Rego, o Pai, enfim chega ao tempo final do processo cumprindo com missão afeita a poucos, daí poder sobreviver de agora em diante tendo outras possibilidades de futuro até porque com a campanha passou a ser mais visto e popular no Estado, algo que não tinha na mesma dimensão antes da atual eleição daí ser peça importante no jogo de agora em diante, e,  no plano nacional, é alguém que tem tudo para alcançar grandes voos do tamanho da renovação necessária à representação no Congresso Nacional.

Tenho dito.

A PROPÓSITO

Em geral, Camerlengo é “o título designa aquele que administra o tesouro e os bens do Estado, e o órgão por ele administrado normalmente tem o nome de "câmara". Outra função fundamental do cargo é assumir, interinamente, a direção de toda a Igreja Católica no momento de falecimento ou abdicação do Papa vigente”.

De alguma forma foi isso o que ele assumiu quando seu Pai faleceu.

UMAS & OUTRAS

…Em João Pessoa havia um banho de adesivos de Ricardo e Lucélio, mas nos últimos dias há visivelmente a chegada e exibição de material nos veículos pro Cássio e até Vital.

…O que significará esse afunilamento acirrado?

…Dizem que vai ter uma revelação no debate da Rede Paraiba prevista como dura e capaz de mexer na eleição nos próximos dias. Será?

…Anotem o desempenho de Aguinaldo Ribeiro.

…A disputa no Senado está emocionante.

…O prefeito Luciano Cartaxo fez evento especial no Clube Cabo branco ontem.

ÚLTIMA

“O nome/ a obra imortaliza…”
 


O Portal WSCOM não se responsabiliza pelo conteúdo opinativo publicado pelos seus colunistas e blogueiros.
Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.