Walter Santos

Multimídia e Analista Político.

Geral

O papel e recado de Jorge Ribeiro


22/02/2007

Foto: autor desconhecido.

O tom empregado nas sucessões dos Tribunais – em cuja ambiência está o Regional Eleitoral da Paraíba – costuma reproduzir um clima de normalidade de condutas e ritos, com raras exceções em contrário. É nesse contexto de processamento previsível que já está empossado o novo membro da Corte Eleitoral, desembargador Jorge Ribeiro, futuro presidente do TRE.

No auge de sua experiência ambulante, chamou-me a atenção o discurso adotado pelo desembargador na sua posse. Disse ele:

“A maneira como se decide num 1º grau é monocrática, diferente de como se decide no 2º grau, que é diante do colegiado. Quero somar e aprender”, expôs com clareza e fácil audição.

Mais na frente, noutra parte do discurso, ressaltou: “Como juiz eleitoral eu sempre defendi a Justiça. Agora, como presidente, se a eleição acontecer como previsto, irei levar esta Justiça ao povo, fazendo com que o eleitor possa ser politizado e consciente. Quero a transparência da Justiça e a consciência da importância do eleitor”, disse.

Ao que parece, levando em conta a essência de palavras levadas aos quatro cantos, o perfil admitido pelo novo magistrado da corte eleitoral é de firmeza democrática, isto é, decidindo quando possível na lavra monocrática ou, noutra instância processual, avaliando o curso do colegiado.

Não se trata, obviamente, de nenhuma grande novidade, mesmo assim o tom exposto pelo futuro presidente do TRE – salvo ‘novidades’ não projetadas para o processo de agora, diferentemente de anos atrás, portanto, o condutor das eleições municipais está decidido a ser rigoroso sem perder a sabedoria de ouvir o coletivo específico inerente à Corte.

Será o desembargador Jorge Ribeiro da Nóbrega quem produzirá o comando da disputa municipal no Estado apresentando a lisura de que se espera em respeito à democracia, como sistema conquistado pelo eleitor brasileiro.


O Portal WSCOM não se responsabiliza pelo conteúdo opinativo publicado pelos seus colunistas e blogueiros.
Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.