Walter Santos

Multimídia e Analista Político.

Geral

O PAC paraibano e a reunião dos governadores


24/05/2007

Foto: autor desconhecido.

FORTALEZA – Ás vésperas do novo encontro dos governadores do Nordeste em busca de expandir ações e atrair investimentos, especialmente do Governo Federal, o clima no que diz respeito aos paraibanos se voltou para o encontro técnico da Casa Civil com o governador Cássio e prefeitos das maiores cidades do Estado, sem a Ministra Dilma Roussef, restrito a aspectos técnicos.

Quanto ao clima dos cearenses, a impressão é de “ pé-de-guerra” diante da decisão da Petrobrás de afastar de vez a possibilidade do Ceará vir a ter a pretendida siderurgia.

Sérgio Gabrielli, presidente da maior empresa petrolífera, disse nesta quinta-feira que, não tem jeito: a siderurgia é inviável porque o estado não tem matéria prima nem base mercadológica de auto sustentação.

Antes de chegar a esse aceno de guerra, por assim dizer, entendamos que, no caso da Paraíba, a esperada reunião da Ministra com nossos dirigentes acabou se restringindo exclusivamente a aspectos técnicos, tanto que sem sua presença, Dilma pôs seus assessores das áreas de saneamento e habitação para definirem com o governador e prefeitos a base dos novos projetos.

A ministra, ao que parece, não quis dar palanque político a nenhum dos interlocutores da Casa Civil nesta quinta-feira chegando de alguma forma até ser, supõe-se, indelicada porque poderia estar presente durante algum tempo.

Tudo bem que o Cerimonial aponta outras “ necessidades urgentes”, mas de concreto o que se tem é uma só posição: a Paraíba está discutindo com a Casa Civil alguns e/ou outros projetos, cuja demanda e tamanho vai depender politicamente da unidade da bancada federal paraibana.

Quanto ao encontro dos governadores, pois bem, nos aguarde durante toda a sexta-feira porque certamente o governador Cid Gomes deve extrapolar no tom critico, logo ele apimentado e danado de brabo, vez em quando.

Trocando em miúdos, o que acontecer vamos comentar depois da cobertura que o portal fará durante todo o dia.

Novos projetos

Uma alta fonte do Palácio do Planalto nos assegurou que o Governo da Paraíba deve apresentar novos projetos.

O periscópio da WSCOM já identificou que são sete ao todo dentro das áreas de saneamento e habitação.

Podem anotar: passam por barragens, canal de Acauã/Araçagi, saneamento básico, sistema camalau e casas populares.

Cultura em alta

Os Secretários de Cultura do Nordeste reunidos em Fortaleza decidiram aprovar, por unanimidade, a realização em outubro do Festival de Rappers e Repentistas em Campina Grande.

O problema ainda em curso é que a Prefeitura de Campina Grande ainda não se manifestou pela cessão do Parque do Povo, algo que precisa ser definido no decorrer do tempo.

Há, conforme o Fórum, a decisão de que o encontro acontecerá com a presença do Ministro Gilberto Gil.

Enquanto é tempo, a reconhecida condição democrática do prefeito Veneziano Vital deve se fazer preponderante porque a não cessão parecerá picuinha política, algo que o alcaide deve não comungar.

De qualquer forma, a atuação da sub-secretária Daniela Ribeiro lhe faz ascender no debate entre seus pares no Nordeste.

Revista em alta
A maioria dos secretários de Cultura do Nordeste se manifestou com aprovação do significado da Revista NORDESTE como instrumento de divulgação fundamental dos valores culturais e econômicos da região.

O fórum, por intermédio dos secretários, aprovou e elogiou o conteúdo e expansão da revista.

Lafayette e os tucanos

A grande mídia não deu muita importância, mas o empresário Lafayette Coutinho venceu mais uma batalha jurídica contra tucanos de alta voltagem, a exemplo de FHC, José Serra, ainda por conta do Dossiê das Ilhas Caiman – segundo o qual teria havido envio de dinheiro irregular pelos tucanos.

Em despacho, o Tribunal Regional de São Paulo decidiu inocentar o empresário paraibano radicado na capital paulista por considerar inexistir participação e/ou dolo.

Última

“No Ceará/ num tem disso não…”


O Portal WSCOM não se responsabiliza pelo conteúdo opinativo publicado pelos seus colunistas e blogueiros.
Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.