Geral
O melindre
19/02/2015
Foto: autor desconhecido.
Muitos valores afetivos são destruídos por causa de melindres. Nas relações humanas é muito comum que aconteçam desentendimentos, mas quando se tratam de melindres fica difícil de administrar. Existem pessoas que se magoam com qualquer coisa, aborrecem-se com tudo e com todos, têm uma facilidade enorme de se sentirem ofendidas.
O melindre nada mais é do que o orgulho ferido. É uma manifestação de comportamento que desequilibra emocionalmente. O melindroso vive sempre achando que está sendo vítima de uma injustiça, uma descortesia, uma desconsideração. Ele não aceita ser contrariado e por isso se aborrece facilmente.
Observemos que os melindrosos geralmente se isolam, porque encontram dificuldade em conviverem harmonicamente num ambiente social. São pessoas amargas, promotoras da discórdia, adoram causar discussões. Não conseguem ter uma autoestima equilibrada.
Porém, no outro lado da moeda, há também os que gostam de provocar melindres esquecendo o dever de serem afáveis, gentis e delicados com os outros. Quando somos alvos de grosserias ou ataques inoportunos, desleais e injustos, não há como não gerar ressentimentos.
Saibamos lidar com os melindrosos. Tenhamos consciência de que para preservar uma amizade ou um relacionamento se faz necessário que adotemos uma postura de compreensão em determinadas situações e não contribuamos com a oportunidade de surgirem melindres de parte a parte. Uma palavra mal colocada, um gesto inadequado, uma atitude fora do contexto, podem despertar melindres que produzirão consequências desagradáveis.
• Integra a série de crônicas “SENTIMENTOS, EMOÇÕES E ATITUDES”.
O Portal WSCOM não se responsabiliza pelo conteúdo opinativo publicado pelos seus colunistas e blogueiros.
Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.