Rui Leitão

Jornalista e escritor.

Geral

O elogio


26/05/2016

Foto: autor desconhecido.

 

Não há dúvidas de que o elogio sincero é um ato de amor. Quando alguém enaltece qualidades ou virtudes de outro está praticando uma ação que envolve emoção e transmite uma energia positiva para quem está sendo exaltado. Ao sermos elogiados temos a autoestima valorizada e isso contribui certamente para que possamos melhor desenvolver nossas atividades do cotidiano.

É agradável recebermos um elogio inesperado, desde que venha com sinceridade. São manifestações que nos cativam, nos motivam, nos comovem, porque são carregadas de sentimentos que dão ânimo. Vivemos permanentemente em busca de reconhecimento, daí a satisfação em receber um elogio verdadeiro. Queremos ver nossos talentos e qualidades serem percebidos no universo de nossa convivência.

No entanto, é necessário estarmos atentos para o elogio falso, aquele que vem por interesses tendenciosos. Sabemos que ele pode funcionar como uma armadilha, estratégia para nos conquistar com objetivos escusos. O elogio é uma arma poderosa no sentido maléfico quando usada por pessoas inescrupulosas.

Outra precaução recomendada é saber perceber quando o elogio é exagerado. Ele pode ter um efeito negativo, alimentando o excesso de vaidade e produzindo uma sensação de superioridade que altera a personalidade. Não defendo a falsa modéstia, mas também não é correto assumir posturas de autosuficiência, deixar que seu ego seja inflado por elogios desmedidos. Importante distinguir os bajuladores, de plantão que estão sempre à nossa volta.

O elogio faz bem à alma. Devemos estar sempre prontos a sabermos dar e receber elogios. É assim que se exercita uma comunicação saudável em qualquer que seja a situação vivida. Nos relacionamentos afetivos, na convivência social, no campo profissional, o elogio cria um clima de realização pessoal. Alcançamos um sentimento de bom humor, a sensação de quem está de bem com a vida.

• Integra a série de crônicas “SENTIMENTOS, EMOÇÕES E ATITUDES”.

 


O Portal WSCOM não se responsabiliza pelo conteúdo opinativo publicado pelos seus colunistas e blogueiros.
Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.