Walter Santos

Multimídia e Analista Político.

Paraíba

O Detran/PB, a contribuição singular de Agamenon Vieira e a militância sadia na cidadania com ética e lutas difíceis


15/04/2021

Desde o início desta quinta-feira chuvosa que ecoa aos quatros cantos a decisão espontânea do advogado Agamenon Vieira de entregar o cargo de superintendente do DETRAN/PB aos 72 anos de sua vida dedicada à militância da cidadania por todos os postos assumidos na cena pública. A idade pesou depois de ter tido Covid – ele e toda a família- e passado susto danado de forte.

Agamenon Vieira conduz consigo a postura de um agente público comprometido com a ética e a militância política no termo mais abrangente possível, desde quando dos primeiros passos em Itaporanga, onde nasceu, depois Campina Grande e João Pessoa – este o maior dos seus abrigos.

O advogado das causas públicas a partir da AMPEP quando os professores precisaram ir às ruas exigir decência dos governos – ele na linha de frente, até passar como advogado experiente a liderar muitas causas de categorias e implantar inúmeros sindicatos em busca da redução das desigualdades.

GESTOR COM G MAIÚSCULO

É preciso entender que o DETRAN/PB é um órgão de serviços especializados, mas que dá muito trabalho em entender as conexões e interesses que, sem absoluto controle dos processos, pode se transformar em bomba relógio.

Desde quando chegou ao órgão ainda no Governo Ricardo Coutinho, que ele não parou de construir legalmente meios e processos de resolver muitos abacaxis antigos, como eram os pátios tomados de resto de veículos motorizados – tudo dentro do procedimento ético e legal.

Por fim, também se faz parte do acervo construído por Agamenon Vieira o saldo da modernização via processos tecnológicos certamente a merecer atenção do novo superintendente Isaias Gualberto mas, em resumo de tudo, fica o exemplo de procedimentos políticos corretos implodindo qualquer hipótese de desvios comuns tempos passados lá atrás. Ele deu moral ao DETRAN/PB.

Agamenon Vieira ficou com João Azevêdo na hora braba da crise com o ex-governador Ricardo Coutinho, cuja militância próxima de vários segmentos de lutas, permite indagar por onde anda essa gente de valor para manter a política sadia de hoje e sempre valorizada pela militância?

Eis um quadro de valor humano, profissional e político da melhor estirpe.

UMAS & OUTRAS

… O presidente da Câmara Municipal de João Pessoa, vereador Dinho, se articula para iniciar as obras de construção da nova sede da CMJP.

… Quem acompanha as redes sociais já se apercebe da criação de grupos em torno do ex-prefeito Romero Rodrigues atrelando seu nome ao de Bolsonaro. Pagará o preço da escolha.

ÚLTIMA

“Não diga que eu não levo a guia/ de quem souber me amar…”


O Portal WSCOM não se responsabiliza pelo conteúdo opinativo publicado pelos seus colunistas e blogueiros.
Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
// //