Rui Leitão

Jornalista e escritor.

Geral

O “Conventinho”


08/09/2016

Foto: autor desconhecido.

 

A boa notícia desta semana foi a assinatura da ordem de serviço pela Prefeitura Municipal de João Pessoa para a restauração do Antigo Conventinho, dando sequência ao projeto de revitalização do Centro Histórico de nossa cidade. Com um investimento em torno de dois milhões e novecentos mil reais, recursos garantidos pelo programa PAC Cidades Históricas, através do IPHAN, a restauração daquele monumento permitirá que seja concluída em final do próximo ano, coincidindo, inclusive, com as comemorações do centenário do início de sua construção.

A atual gestão municipal projeta instalar no local a Biblioteca Municipal e a Escola do Ensino das Artes, transformando-o em espaço de atividades educacionais e culturais da nossa cidade, além de se constituir elemento de grande importância no processo de revitalização do núcleo cidade baixa, compreendido pela Praça Antenor Navarro e o Largo de São Pedro Gonçalves, onde recentemente foi restaurado o Antigo Hotel Globo.

O Convento de São Frei Pedro Gonçalves, erguido no início do século XX, serviu originalmente de residência para os padres franciscanos e o Colégio Seráfico. Após a saída dos franciscanos, aquele conjunto arquitetônico passou por outras ocupações, estando hoje em situação de abandono e degradação. Em 2005 foi iniciada uma obra de restauração, não tendo sido concluída, e negligenciada sem qualquer explicação plausível.

O prefeito Luciano Cartaxo, logo após assumir o governo municipal, tomou para si a responsabilidade de retomar o projeto de restauração daquele importante monumento histórico, conseguindo a aprovação de recursos financeiros para a sua execução. Procedidos os ajustes recomendados pela entidade nacional que cuida da preservação do nosso patrimônio cultural, ( IPHAN), determinou o início dos serviços nesta semana.

Trata-se de uma ação que oferece forte contribuição para consolidação e incremento da revitalização do nosso Centro Histórico, notadamente na cidade baixa, transformando, assim, em realidade um sonho acalentado há décadas pelos paraibanos.


O Portal WSCOM não se responsabiliza pelo conteúdo opinativo publicado pelos seus colunistas e blogueiros.
Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.