Geral

O controle de Maranhão

16/10/2003


Foto: autor desconhecido.

As manobras de bastidores nos diversos partidos, entre eles o PMDB, se mantêm fortes e contínuos visando a disputa de 2004. Uma delas, a mais recente, significa atestar o controle absoluto do senador José Maranhão sobre o Diretório Municipal de João Pessoa, onde deve se travar um confronto acirrado.
    
Essa nova composição precisa – e está – sendo tratada em caráter especial porque, de acordo com a consolidação do processo em curso, implica em dizer que Maranhão terá o domínio para construir a aliança que quiser em 2004.
    
Anteriormente ao movimento criado pelo PT na direção de construir maioria no PMDB por outras vias, do tipo senador Ney Suassuna, ex-governador Roberto Paulino, etc., o senador Maranhão já articulava, antes do dia 3 de outubro – prazo fatal das mudanças partidárias – as alterações que lhe garantem a maioria.
    
Para entendimento do leigo, a Coluna explica. Na última reunião do PMDB ficou acertado que cada liderança com domicílio eleitoral em João Pessoa teria – como terá – a prerrogativa de indicar dois membros no Diretório Municipal.
    
Até aí nada de especial, exceto quando se detecta que na fase final de 3 de outubro, o senador mandou diversas lideranças – vide Wilson Santiago, Benjamim e Olenka Maranhão, etc – transferir o título para a Capital consumando dessa forma a quantidade de votos no diretório deixando-o absoluto.
    
O quadro é de tamanha repercussão que, ontem, o senador Ney Suassuna andava esbravejando porque se sentia tomado de surpresa pela manobra, que o faz minoria. Andou dizendo a amigos alguns desaforos por telefone, mas até ontem continua do jeito que está.

Não foi à toa que a atual vice-presidente Aracilba Rocha andou se estranhando com o senador.
    
A articulação chegou ao ponto de tirar o ex-deputado Carlos Mangueira da presidência do partido, como foi anunciado dias atrás, para a ascensão do ex-deputado Gervásio Maia, mais próximo de Maranhão de que de Ney – isso sem levar em conta as diferenças geradas na heráldica gentílica de Catolé do Rocha.
    
Trocando em miúdos, quando o PT e Ney Suassuna se assanhavam convictos de avanços para uma composição no primeiro turno, eis que Maranhão ressurge na questão pondo nova ordem que deve levar o PMDB a uma composição com Ricardo Coutinho.
    
Não foi à toa a recente viagem à Brasília do deputado do PSB.
    
Eis, portanto, a novidade em curso.
    
Intervenção em Guarabira
    
A rigor ainda não aconteceu, mas o presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Plínio Leite Fontes, está examinando o volume de pedidos de intervenção por credores trabalhistas na Prefeitura de Guarabira.
    
O periscópio da WSCOM identificou ontem advogados da Prefeitura pra lá e pra cá, ontem, no TJ buscando evitar que o processo entre em sessão já.
    
O montante das ações passam de R$ 500 mil.
    
Contas do TJ
    
Foi aprovado, ontem, e deve chegar logo à Assembléia Legislativa o projeto-de-lei que tira dos bancos oficiais o gerenciamento dos depósitos judiciais, hoje, algo em torno de mais de R$ 1 milhão.
    
Com a nova norma, o Judiciário fica com a incumbência. Os bancos andam sem humor.
    
Efeitos do PCCR    

Já publicado no Diário Oficial, o novo Plano de Cargos, Carreira e Remuneração está longe de sair da pauta do Governo e de setores da educação.
    
Ontem, ainda, um dia depois da sanção, eram vistos professores e dirigentes avaliando a repercussão do feito. Fora do Estado, especialmente em Brasília, houve registro positivo.
    
Não poderia ser diferente, isso sem levar em conta o fator de cumprimento de campanha.
    
Novo cristão
    
A bancada do governo na Assembléia acaba de formalizar o apoio de novo parlamentar, egresso do PMDB, no caso o deputado Djacy Brasileiro.
    
Ontem, o líder do Governo, Zenóbio Toscano, dizia que a decisão do parlamentar não implicava em futuro compensatório com nomeações.
    
Para ele, o apoio tem a ver com ações públicas nas áreas onde é votado.
    
Sobre a inspeção
    
O ministro do Superior Tribunal de Justiça(STJ), Humberto Gomes de Barros e o presidente do Tribunal de Justiça, Plínio Leite Fontes, reagiram, ontem, em João Pessoa, com indignação e preocupação diante das declarações da enviada da ONU, Asma Jahangir, que sugeriu uma inspeção no Judiciário brasileiro.

Umas & Outras

… A recém concluída Feira do Empreendedor não pára de anotar fatos especiais. O último, conforme registra a assessoria de comunicação do Sebrae/PB, dá conta que o Sr. Eraldo Palmeira determinou a cessão de duas passagens aéreas Rio – JPA – Rio para pagamento pelo Sebrae. Tudo bem, tudo legal.
    
… O especial é que, de acordo com comentários ontem, as duas passagens foram destinadas à sua namorada e a outra pessoa da ambiência fraternal. Isso não é o que se chama novo foco da microempresa.
    
… Hoje, no Ibama, um café – da – manhã marcará a Comissão Organizadora Estadual da Pré-Conferência do Meio Ambiente no Estado da Paraíba.
    
… Hoje, o ex-vereador Ramiro Gondim deve estar se regojizando com 100 anos de Patos. Por isso se prepara para novas etapas na vida.
    
Última
    
` To vendo tudo/ mas bico calado/
faz de conta que sou mudo…´
    
    

    
    
    

Leia outros artigos

Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.