Cultura

O CARÁTER

12/01/2021


O escritor e historiador Rui Leitão

Respeitamos as pessoas pelo seu caráter. Essa é a forma de examinarmos a personalidade de alguém. Como conseguimos definir o caráter de um ser humano? Pelo conjunto de qualidades e defeitos que cada um tem. Os princípios morais, a firmeza e coerência de atitudes, formam a índole de uma pessoa de bom caráter. A falta de escrúpulos, a indecência, o despudor, a desonestidade, são marcas de quem costumamos classificar como de mau caráter.

Apressamo-nos, muitas vezes, em julgar as pessoas pelas aparências. A análise do primeiro momento. E por isso mesmo nos enganamos, porque o caráter está na essência, no temperamento, no ser interior que se manifesta pelas maneiras de agir e reagir. A beleza estética encanta, mas pode esconder uma personalidade corrompida. Como também pode acontecer de nos seduzirmos pelo charme e fascínio de gestos e posturas de alguém que tem a capacidade de ludibriar, iludir, mentir. Vale a pena conhecer melhor as pessoas para que possamos verdadeiramente perceber seu caráter. Ter cuidado para não se deixar ser manipulado pela inteligência dos astutos e ardis dos crápulas.

Nosso olhar para o semelhante tem que ser direcionado para o coração, tentando extrair dele o que tem de valores éticos e morais. Só assim inferimos seu caráter. Comprometido com a honra, uma pessoa de bem sabe se comportar socialmente, irradiando sentimentos bons e puros, afastando do ambiente em que convive as energias negativas, as malignidades, as injustiças, as malvadezas.

A realização, sob o ponto de vista pessoal e profissional, não pode ser dissociada da existência de um caráter onde os princípios da dignidade, da respeitabilidade e da responsabilidade, sejam preponderantes. Lamentável que no mundo pouca gente se dá conta do quanto isso é importante para a conquista da felicidade. Ser, acima de tudo, uma pessoa de bem, bom caráter.

Rui Leitão

Leia outros artigos

Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.