Geral

O Caos do Nosso Trânsito

01/09/2011


Foto: autor desconhecido.

Nada mais estressante do que enfrentar o trânsito de João Pessoa a cada dia. Nos horários do “rush” fica impraticável utilizar as principais vias de escoamento do nosso tráfego. E se houver um acidente a situação se agrava a ponto de perdermos muito tempo nos engarrafamentos intermináveis que se formam. Dirigir em nossa cidade tornou-se um martírio. Todos nós já sofremos transtornos de pontualidade no cumprimento de horários agendados por conta do nosso trânsito. São vários os pontos críticos de gargalos dificultando a fluidez do tráfego.

Segundo estudo realizado pelo professor Newton Andrade, da Universidade Federal da Paraíba, publicado na Revista Nacional de Transporte Público, João Pessoa recebe diariamente um incremento em torno de oitenta carros a uma frota em circulação que supera os duzentos mil veículos.

Urge a busca de ações que apontem o planejamento de um sistema viário que proporcione um trânsito seguro, organizado e eficiente. Viabilizar uma política de mobilidade urbana para as próximas décadas. A população precisa cumprir a sua atividade social e para isso necessita ter facilitada a acessibilidade rápida aos seus destinos, permitindo uma melhor ligação interbairros e oferecendo condições de fluxo intraurbano livre. Um trânsito organizado é responsável pela oferta de uma melhor qualidade de vida ao cidadão.

O nosso trânsito com seus congestionamentos e risco de acidentes produz ansiedade, estresse, irritação, frustração, agressividade, males que prejudicam a saúde de cada um de nós que necessita enfrentá-lo no dia a dia.

É preciso investir mais no transporte de massa, criando novas formas de locomoção e incentivando o uso do transporte público. Oferecer um

transporte coletivo mais confortável e mais rápido, garantindo ao usuário uma melhor administração do seu tempo de deslocamento. É chegada a hora de nos livrarmos desse preconceito provinciano contra o transporte público. A cultura de que o melhor meio de locomoção é através de carro é que tem contribuído para que tenhamos um numero cada vez maior de veículos em circulação na nossa cidade.

Se não forem adotadas medidas imediatas de melhoria no nosso trânsito enfrentaremos muito brevemente uma situação de colapso. Despertemos para a gravidade da questão enquanto é tempo.

Leia outros artigos

Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.