Rui Leitão

Jornalista e escritor.

Geral

O bom humor


21/03/2015

Foto: autor desconhecido.

 

“Senhor, dai-me uma alma que não conheça o tédio, nem os resmungos, suspiros, lamentos, e não permitais que eu me atormente demais com essa coisa de ser “eu”. Dai-me Senhor, senso de humor. Amém”. Essa oração nos foi ensinada pelo Papa Francisco. É a forma de pedir a Deus que na vida nos comportemos sempre com a alegria no coração, não nos deixando abater com circunstanciais acontecimentos que nos tragam preocupações ou tristeza.

Devemos ter a compreensão de que o bom humor é o segredo para viver bem. Acordar a cada dia alimentando esperanças e acreditando em nós mesmos. Compartilhar sorrisos é promover união entre as pessoas, alimentando a felicidade no ambiente em que vivemos. O bem humorado tem sempre uma visão otimista do mundo e isso tem efeito contagiante. Nossas energias são renovadas quando estamos próximas de quem cultiva o bom humor.

Não devemos levar tão a sério as dificuldades que a vida nos impõe. Se nos deixarmos dominar pela irritação, a ansiedade e o nervosismo, perderemos a alegria de viver e estaremos despreparados para encarar os problemas com coragem e determinação. O bom humor permite desarmar os dramas criados por eventos indesejáveis. O sorriso permanente relaxa tensões, elimina estresses, estimula a autoconfiança.

Não conheço vencedores mal humorados. As conquistas se obtêm a partir de um espírito de contentamento, de uma alma aliviada de agressividades e impaciências, de uma mente relaxada. O indivíduo bem humorado nunca desiste dos seus projetos, porque não deixa que lamúrias e insatisfações afetem sua auto estima. Não fica remoendo obstáculos, pelo contrário, transforma as dores em fontes de criatividade. Certamente quem faz do bom humor um exercício diário da vida, tem mais saúde física e mental. Então ao abrirmos os olhos a cada dia pensemos que a partir daquele instante, não só seremos alguém que se esforçará para ter a alegria permanente no coração, em qualquer que seja a condição vivenciada, mas também distribuirmos esse bom humor entre os que participarem do nosso convívio.

• Integra a série de crônicas “SENTIMENTOS, EMOÇÕES E ATITUDES”.

 


O Portal WSCOM não se responsabiliza pelo conteúdo opinativo publicado pelos seus colunistas e blogueiros.
Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.