Geral

O “ANIMACENTRO”

29/11/2017


Foto: autor desconhecido.

 

É muito importante quando o poder público decide dialogar com o movimento cultural. Esta é a boa notícia da semana, quando a gestão municipal lança o projeto “ANIMACENTRO”, programando uma agenda de eventos culturais qualificados, ocupando espaços públicos do nosso centro histórico.

O prefeito Luciano Cartaxo ao restaurar vários dos monumentos históricos (Hotel Globo, Casa da Pólvora, Pavilhão do Chá) e oferecer requalificação urbana em diversos logradouros situados onde a cidade nasceu (Parque da Lagoa, Praça da Independência, Praça 1817, Praça Vidal de Negreiros), se preocupou em dar ocupação criativa a esses espaços públicos. Assim oportuniza a descoberta de talentos, despertando, por conseqüência, uma vida cultural que possa ser desenvolvida em toda a sua potencialidade.

Só neste mês de dezembro estão anunciados mais de oitenta eventos que expressam as manifestações culturais de nossa cidade. Estamos, portanto, começando a viver um momento que sinaliza para uma positiva efervescência cultural.

O muticulturalismo terá condições de ser exercido num ambiente que tem tudo a ver com a identidade do nosso povo, por se localizar em pontos que marcaram época na nossa história. As manifestações artísticas e literárias que acontecerão nesse movimento ‘ANIMACENTRO”, farão com que o nosso Centro Histórico ganhe animação, vida, ebulição. É isso que resulta no que podemos chamar de “revitalização”, mantendo viva e inteligente a nossa cultura.

A dinâmica do “ANIMACENTRO” far-se-á com o permanente debate entre os órgãos públicos responsáveis pela promoção cultural da cidade e os diversos setores da sociedade que desenvolvem atividades voltadas para a produção intelectual e artística que fortalece o nosso patrimônio cultural. O prefeito Luciano Cartaxo deu, com certeza, um passo importante na consolidação de um ativismo cultural que contribuirá para que alcancemos com sucesso um projeto de valorização e preservação do nosso patrimônio histórico-cultural.


 

Leia outros artigos

Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.