Walter Santos

Multimídia e Analista Político.

Geral

Ney: tô nem aí


23/12/2003

Foto: autor desconhecido.

O senador Ney Suassuna usou, ontem, com palavras próprias o sentido do refrão da canção popularesca para afirmar com todas as letras que não teme de jeito nenhum a candidatura do prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena, à vaga do Senado na disputa de 2006.

Em Brasília, onde se encontra, Ney disparou para o Colunista uma ligação telefônica na qual disse textualmente: ` Nem temo ele (Cícero) nem ninguém na disputa que vai vir em 2006´, afirmou.

A lógica de Ney é simples: ele acha que seu desempenho no Senado Federal ao longo dos 6 anos e tantos meses lhe cacifa para reivindicar com chances a reeleição no cargo.

Aliás, o senador não tocou desta vez no que ele já disse noutras oportunidades quando se trata da disputa em 2006, ou seja, a inserção dele ao lado do senador José Maranhão à quem trata como liderança de força em todo Estado daí prever êxito na disputa por estar ao lado do ex-governador.

Ney pouca fala, entretanto, intimamente há quem confidencie que ele tem pesquisa dando como elemento fundamental a ligação de sua candidatura com a de Maranhão. `A dobradinha Ney, senador do Zé deve se repetir com chances´, confidenciou o próprio senador dias atrás.

Para quem acompanha a cena político – partidária não existe forma diferente de se projetar a disputa de 2006 novamente que não seja polarizada entre o governador Cássio Cunha Lima e o senador Maranhão, na mesma proporção do que se tem de embate no Senado entre Ney e Cícero. Exceto se o PT ou Ricardo Coutinho disparar no processo.

Ontem, por telefone, ele repetiu que `o PMDB tem história e serviço prestado com mais densidade do que outros grupos ou políticos, por isso terá chances reais de vitória não só em 2006 como no próximo ano, na disputa municipal, inclusive em João Pessoa´.

Só que ele (Ney) sabe não ser assim, com caráter fácil, a natureza do embate nos dois casos – em 2004 e 2006 – visto que seus adversários dispõem de instrumentos de persuasão fortes, como são as máquinas do Governo e da Prefeitura de João Pessoa, moendo todo tempo em busca de superar as adversidades.

Mas, em termos de grana, Ney está nas lides políticos do Estado como um dos poucos que não precisa chorar – e olhe que ele chora demais! – para fazer fundo de campanha em nível de competir com o `stableshement´.

Eis o timing de Ney.

Agora o PTB

Depois do Partido Liberal, que anteontem voltou a repetir que terá candidato em João Pessoa, agora é o Partido Trabalhista quem não pára de produzir a mesma zoada.

Ontem, o deputado federal Philhermon Rodrigues garantiu que entre Neroaldo Pontes e Marcondes Gadelha sairá o candidato a prefeito da Capital.

É consenso no partido a necessidade de disputar a prefeitura – afirmou.

Requião na Paraíba

É questão de dias a presença do governador do Paraná, Roberto Requião, ao estado da Paraíba logo nos primeiros meses de 2004.

A pauta original da vinda de Requião se volta para conhecer projetos ligados à exploração da mamona, segundo revelou o suplente de senador Robinson Viana.

Pode ir atrás, que o deputado Manoel Júnior deve pegar carona e discutir com Requião apoio à campanha em João Pessoa.

Importando nomes

O pré-candidato a prefeito de João Pessoa pelo PT, Avenzoar Arruda, está convencido de que precisará chamar alguns novos nomes para ocupar a equipe de trabalho oriundos de outros centros.

Avenzoar acha que, em áreas especializadas, a inserção de reforço externo se faz premente para não deixar se envolver com o clima da aldeia.

O marketing é uma dessas áreas.

Mergulho temporal

Pelo menos nas últimas horas, Ricardo Coutinho tem sinalizado que está atento aos vários movimentos políticos, entretanto, vai servir – se da conjuntura de desaquecimento dos embates para dedicar o tempo a si e à família.

– Já nos primeiros dias de janeiro estaremos em plena atividade, mas espero dar uma descansada legal nestes últimos dias de 2004 – explicou.

Umas & Outras

… O coordenador da Angevisa, Jorge Molina, atrai conceito especial do núcleo central da Anvisa, em Brasília, pelo resultado produzido na vigilância sanitária da Paraíba.

… O ex-deputado Valdir dos Santos Lima não gostou de ter sido excluído da nova composição do diretório do PMDB, já que foi convidado e aceitou refiliar-se ao partido.

… Distante do debate, ontem, o senador Efraim Morais podia ser visto nas águas turmalinas de Areia Dourada, como se estivesse numa serra limpa. Não parava de rir.

… A propósito de Efraim, seu filho homônimo, ligou ontem de Coimbra (Portugal) ao lado de Félix Araújo Filho para participar do programa `Abra o Jogo´ falando sobre intercâmbio com a juventude partidária liberal de Portugal – Espanha.

… O presidente do iG, Matinas Suzuki, se prepara para conviver com novo patrão – Brasil Telecom. É um dos internautas especiais do WSCOM – www.wscom.com.br – devendo vir a João Pessoa em 2004.

… O centro de João Pessoa ganhará câmaras em breve espalhadas na cidade para vigiar as ruas.

Última

`Permita que o amor/ invada sua casa / coração …´


O Portal WSCOM não se responsabiliza pelo conteúdo opinativo publicado pelos seus colunistas e blogueiros.
Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
// //