Walter Santos

Multimídia e Analista Político.

Geral

Neumanne para a Academia


24/02/2008

Foto: autor desconhecido.

Porto de Galinhas – Por telefone, direto de São Paulo, nos chega uma informação especial nos tempos atuais tratando de nova eleição para a Academia Paraibana de Letras tendo a pretensão manifestada do jornalista, escritor e multimídia José Neumanne Pinto na vaga do teatrólogo e folclorista Altimar de Alencar Pimentel.

No contexto, apenas um desconforto: quem disputa a mesma vaga é o artista plástico e intelectual Flávio Tavares que, no meu modesto entendimento, anda em desvantagem eleitoral, mesmo sendo um dos orgulhos da Paraíba. Só que eleição implica em disputa, portanto, quem tem mais articulação e representatividade (não basta um só desses valores) termina vencendo a parada.

Mas, com todo o respeito ao mestre Flávio, a eleição de agora chega como coroamento indiscutível ao significado nacional do pensador e crítico José Neumanne Pinto, seguramente um dos mais influentes jornalistas do Brasil conduzindo paralelamente a condição de Editor reconhecido, ao mesmo tempo gestor, da Editora Girafa com sede em São Paulo.

– Estou decidido a colocar nosso nome ao crivo do conjunto dos acadêmicos paraibanos até porque já temos registrado mais de 20 dos 36 votos na Academia Paraibana de Letras – revelou Neumanne.

Disse mais: “temos um histórico a justificar essa pretensão antiga, agora com respaldo da maioria dos acadêmicos”.

Aliás, quem acompanha a vida da academia sabe que, desde quando enveredou por essa pretensão, já lá atrás, Neumanne passou a monitorar as possibilidades futuras – outras não possíveis pois tentou e não conseguiu, até chegar agora o momento adequado para essa concretização justa em nome de quem tem história, importância e mérito para tal coroamento.

Intelectual e pensador reconhecido, a partir da midia e do mundo editorial, Neumanne há algum tempo está inserido na lista dos grandes nomes do jornalismo e da literatura brasileira carregando consigo a amplitude da condição universal sem descuidar-se um segundo de sua raiz, quer em Uiraúna e mais na Borborema – ambiente geográfico que transpôs como se fora Barcelona.
Com todo respeito a Flávio Tavares, a vaga de agora está mais adequada ao manequim de Neumanne, até por antiguidade pleiteada.

Haja investimentos I

Neste tempo de Porto de Galinhas, a convite do publicitário e empresário André Augusto, da Arcos Propaganda, estivemos em conversas diferentes com gente qualificada quanto aos destinos de Pernambuco.

Um deles foi o Secretário de Planejamento, Fernando Bezerra Coelho, quando podemos identificar, num retrato 3 X 4, o quanto Pernambuco vive de pujança e perspectiva no presente e futuro em face, entre outros fatores, dos grandes projetos de infraestrutura programados no Estado.

– Vamos receber investimentos da Argentina e Suíça – neste ultimo caso com a Phillips atraindo algo em torno de R$ 1 bilhão com nova planta a ser consolidada nos próximos dias – contou.

Haja investimentos II

Fernando Bezerra, amigo do ex-governador Antonio Mariz, lembrou de seu relacionamento com o líder político paraibano quando foram vizinhos de apartamento e de trabalho na Câmara Federal e Brasília.

– Mariz foi sem duvidas um dos mais dignos deste pais – lembrou ele retomando a conversa sobre os investimentos em Pernambuco.

Ele acrescentou: “Vivemos uma fase extraordinária com Suape se preparando para novos e volumosos projetos”.

Haja investimentos III

O Secretário de Planejamento revelou que o Governo está preparando um seminário na FIESP, em São Paulo, no mês de abril, visando mostrar aos investidores e industriais condições de atratividade sem igual.

– Queremos expandir como nunca nossa fase econômica de atratividade de negócios para nosso estado – argumentou.

Sobre a Revista NORDESTE

Fernando Bezerra Coelho disse que “há tempo o Nordeste merecia ter um veiculo com esse porte e estrutura, portanto, a Revista se consolida numa hora muito apropriada”.

Última

“Uma Flamengo/
Flamengo até morrer…”


O Portal WSCOM não se responsabiliza pelo conteúdo opinativo publicado pelos seus colunistas e blogueiros.
Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.