Walter Santos

Multimídia e Analista Político.

Geral

Natal das ruas


19/12/2003

Foto: autor desconhecido.

A multiplicação de atos cidadãos da sociedade organizada promovendo ações de minoração da fome nas periferias da cidade é algo notável, louvável, não resta dúvida. Só que, volta e meia, quando reflito sobre o assunto, sistematicamente me vem à mente as cenas diárias das crianças e adolescentes que continuam a existir ao relento da orla e no centro da cidade.

A exposição desses jovens maltrapilhos, muitos drogados, é a mais singular das constatações de como não sabemos resolver questões graves com remédios duradouros. Coisificamos nosso olhar para essa questão, como se não mais espantássemos como deveríamos diante do infortúnio.

Somos, como o Fome Zero expressa, uma sociedade movida a ações emergenciais, de ato rápido tal qual o vento que passa nos cabelos de homens e mulheres. É como se a ação emergente, agora tratada elitizadamente com nova roupagem cidadã, fosse o torpor a anestesiar governos e sociedades para a dureza dos problemas perenes.

Volto a repetir: os jovens, dorminhocos da distante cidadania, que madrugam e amanhecem nos concretos embalados por ventos oceânicos de Tambaú/Manaíra, tanto quanto os que fazem da calçada da Basílica Nossa Senhora das Neves o abrigo do sono possível, há tempo precisam ser tratados como prioridade governamental.

É evidente que problemas oriundos de traumas sociais não se resolvem na `faxina´ expurgante, na remoção puramente do lugar, mas é que amanhece, entardece, anoitece – faz tempo – com essa gente tornando-se adultas marginalizadas sem a existência de políticas reais de tira-las da perdição.

De sopro o tom Oposicionista malvado, às vezes indispensável, às vezes injusto e inconseqüente, vai logo de pau nos Governos, responsabilizando-os pelos malefícios sociais, se bem que não é assim e, sejamos honestos, há movimentos nessa esfera em plena execução a merecer reconhecimento.

Só que, por razões diferentes a impressão que fica é de inexistência de atos oficiais na sua força transformadora plena para resolver de vez o problema da medicância na cidade de João Pessoa.

É isso que nos move a instigar o governador Cássio Cunha Lima e o prefeito Cícero Lucena – agora unidos no poder pleno de Governo e Prefeitura – a adotarem com clareza estratégias operacionais que possam tirar de nossos olhos a cena deprimente das crianças, adolescentes e mendigos dando-lhes cidadania com ocupação e renda para viver decente.

A sociedade já faz sua parte, resta então a força de quem se habilitou para tal.

Reeleição de Rômulo

Depois que passar dez dias de férias, fora dos afazeres políticos, o presidente da Assembléia Legislativa, Rômulo Gouveia, volta ao batente com uma tarefa particular já admitida: trabalhar a possibilidade de reeleição no cargo.

Nos últimos dias, essa questão entrou como projeto em curso de viabilidade.

Passos de Enivaldo

O presidente regional do PP, deputado federal Enivaldo Ribeiro, acionou o deputado estadual Walter Brito para que abra na próxima semana entendimentos em seu nome com o governador Cássio.

Na pauta, como se presume, está a discussão de aliança na sucessão de Campina Grande. Enivaldo diz que será candidato em 2004, mas torce muito para uma composição com o grupo do governador.

Natal em João Pessoa

Um seleto grupo de familiares e amigos começou a ser convidado para o jantar que o casal Fátima e José Maranhão oferece na noite de Natal, na residência do Altiplano Cabo Branco.

Por ser uma festividade íntima, a presença de quem está convidado é sinônimo de apreço diferenciado, diferentemente das reuniões sociais protocolares.

Servirá também para os Maranhão/Bezerra dizerem quem são os escolhidos à mesa.

Umas & Outras

… Representante da Fundação Virginius da Gama e Melo liga para explicar que inexistem problemas legais na exploração do Canal 4 e da Rádio 100.7 capazes de promover mudanças no comando operacional das emissoras.

… Há documentos protocolados na Anatal e no Ministério das Comunicações neste sentido.

… A propósito, a TV ganhará equipamento novo, digital, e passará a ter novo endereço na Av. Walfredo Leal – defronte àquela emissora famosa – já nos primeiros dias de 2004.

… O advogado George Morais assumiu a presidência do PFL jovem com a viagem do mano, advogado Efraim Filho. Detalhe: a escolha foi produzida consensualmente pela executiva do partido, segundo Delano Tavares – outro integrante da legenda.

… O engenheiro Walter Aguiar tem ampliado os espaços no Ministério da Segurança Alimentar, tanto que não virá para o Natal.

… O Sebrae promoveu uma série de alterações nas coordenações das Células Setoriais.

Última
`Papai Noel/ vê se você vem…´


O Portal WSCOM não se responsabiliza pelo conteúdo opinativo publicado pelos seus colunistas e blogueiros.
Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
// //