Rui Leitão

Jornalista e escritor.

Geral

“NÃO ADIANTA TAPAR O SOL COM A PENEIRA”


12/06/2013

Foto: autor desconhecido.

 

“Os provérbios são importantes para a nossa vida cotidiana. Quase que diariamente nos vemos falando algum ditado popular quando queremos dar ênfase a alguma evidência ou chamar a atenção para algo que a experiência dos antepassados nos legou como ensinamento.

Há um deles que por ser verdadeiro chama a atenção por sua sabedoria. “Não adianta tapar o sol com a peneira”.

Existem fatos que são tão óbvios que não podem ser escondidos, mas que alguns teimam em querer faze-los despercebidos. Buscam encontrar formas de induzir outras pessoas a ignora-los, ainda que explícitos.

São posturas geralmente usadas por políticos inescrupulosos, que fazem da arte de enganar o seu ofício para a conquista de adesão aos seus propósitos. Mesmo que todos saibam a mentira que expõem, insistem em ludibriar a boa fé dos eleitores.

Gestores públicos incompetentes e corruptos usam do expediente do marketing ou propaganda enganosa para encobrirem sua ineficiência e prática de ações contrárias á boa ética e respeito ao patrimônio do povo. No entanto, nem sempre são bem sucedidos nesse intento, porque não há como negar o incontestável.

A mentira não prevalece nessas situações. Por isso se diz que “não adianta querer tapar o sol com a peneira”. A verdade sempre há de vir a tona, por mais bem arquitetada que seja a estratégia de camuflar o que está evidente.

Não podemos ficar cegos a ponto de não observarmos a luz do sol que transpassa a peneira que foi colocada no intuito de evitar o brilho dos seus raios. Assim é na vida, cuidado com a peneira que colocam diante dos seus olhos. Não permitam que sua cegueira evite que vejam o que é real.

* Integra a coletânea de textos que intitulei “REFLETINDO A SABEDORIA POPULAR (ditados e provérb
 


O Portal WSCOM não se responsabiliza pelo conteúdo opinativo publicado pelos seus colunistas e blogueiros.
Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.