Walter Santos

Multimídia e Analista Político.

Geral

Mudanças no BNB, reações e novidades


19/09/2007

Foto: autor desconhecido.

BRASILIA – Desde ontem o PMDB paraibano (mais exatamente o senador José Maranhão) vive em “pé-de-guerra” por conta da substituição do diretor de operações da instituição, Augusto Bezerra, cujo anúncio pegou os pemedebistas de surpresa.

Na Capital Federal, não só Maranhão, mas toda base aliada próxima do senador endossa reação de contrariedade, pois, inexistia vazamento ou indícios da substituição, exceto quando revelado em primeira mão pelo portal WSCOM Online.

A dados de hoje, muito do que aconteceu é atribuído ao deputado federal Ciro Gomes – liderança com forte influência naquela instituição, embora a reengenharia tenha participação do PT>.

Além de registrar a contrariedade diante da “degola” de Augusto Bezerra, que também foi surpreendido pela substituição, o PMDB já deixou claro ao Ministro Wilfredo Mares Guia que quer compensação à altura.

Bom, repetindo a obviedade: agora que não te mais jeito para reversão, a luta se fixa mesmo na busca compensatória.

Desempenho surpreendente

Nos anos em que esteve exercendo a diretoria do BNB, em Fortaleza, Augusto acumulou com discrição o respeito da instituição e do corpo técnico.

Não é algo tão fácil assim de acontecer, sobretudo com a resistência técnica aos que não são da própria instituição, de carreira.

Nas muitas idas e vindas Fortaleza pude testremunhar relatos positivos sobre ele. Ficam, por fim, o lamento e a esperança de poder ocupar outra função.

O Aeroporto melhorou

Alvo de um bombardeio temporal meses atrás, o Aeroporto Castro Pinto, enfim, está pronta toda a estrutura para ser entregue brevemente, provavelmente com a presença do presidente Lula.

Não há o que se comparar com o que era anteriormente, isto é, tem formatação melhor
elaborada.

Ganhou mais funcionalidade mesmo com teto baixo e a ventilação natural tomada em substituição por concretos. De sorte que, um aeroporto de maiores proporções somente quando tivermos um
fluxo elevado no turismo.

No mais é agradecer pelo que se tem.

PSB avança

Nada, absolutamente nada, fará com que o Partido Socialista Brasileiro impeça a deliberada decisão da legenda crescer em todas as regiões do Estado.

Apesar dos amuos do PMDB, são intensas as negociações devendo redundar em novas adesões expressivas, em breve.

Ainda Milanez

Justiça seja feita: boa parte da articulação para, no café-da-manha, selar novas filiações ao PMDB tem o empenho de Fernando Milanez.

Ele é hábil de conversa.

Danado, como disseram hoje vários pemedebistas, é quando no poder ele despreza a humildade e se institui de um personalismo vaidoso sem tamanho Ignorando os aliados de primeira hora.

Em síntese, fora do poder ele se apresenta mais humilde, finge até ser soldado, que não é, por isso seu tempo de PMDB será do tamanho da consciência
de seu real tamanho – não o que pousa ou quer ter.

Por debaixo do Lixo I

Há uma tentativa deliberada de se criar crise exacerbada querendo dar caráter de escândalo, que não tem, ao processo atual de coleta do lixo na cidade de Joao Pessoa, ainda fortemente explorada por Alfredo Chacon (pivô de tudo) – invenção de Wilson Braga, que o abandonou, mas tomou fôlego no Governo Cícero.

Veio a gestão de Ricardo, que tentou tirá-lo, mas se esbarrou em contrato com vigência entrando na atual administração.

Por debaixo do Lixo II

Para criar situação fora do monopólio, as negociações geraram por acatamento forçado (e legal) pela Limpfort da cessão de parte do serviço para a Lider – empresa do ramo e reconhecida pelo ISO (Qualidade).

Pois bem, desde esse tempo passado que Alfredo Chacon “alimenta” nos bastidores políticos uma crise artificial com alguns vereadores visando desestabilizar o Governo Ricardo.

Trocando em miúdos, não satisfeito com o volume e a “fortuna”que o faz ser um dos homens mais ricos da Paraiba em 10 anos de atividades, ele é o conspirador central da cena do Lixo, mesmo querendo se esconder sob ele.

Documentos que circulam em Santa Rita, São Luiz e Tocantis expressam isso. Mais do que isso.

Cultura e satisfação

Aparentemente, o título até se aproxima com linguagem religiosa, mas não tem nada a ver com isso.

Na verdade, reproduz o contentamente incomum ao testemunhar pessoalmente o extraordinário momento de produção intelectual e de vida de Lenine – expoente da música brasileira, e Lula Queiroga – este último às vésperas de “pipocar” um CD de alta magnitude.

Em Recife, no estúdio cinematográfico de Lula e sua madame, conversamos um longo tempo, ontem, sob testemunha de Sinesios Amain, outra figura exponencial.

Figuei orgulhoso por tudo o que vi e ouvi.

A Revista

Em várias momentos, os dois revezaram conceitos extraordinários e animadores sobre a Revista NORDESTE.

Essências assim ampliam em muito a nossa responsabilidade. Mesmo assim, o agradecimento é indispensável.

Umas & Outras

… Para anotar: o candidato da Oposição em Campina Grande será Rômulo Gouveia.

…Tem outra crise à vista.

…Elba Ramalho continua contrária à transposição do rio São Francisco.

…Ela deixou escapar que precisa de mais informações sobre o assunto – razao, acredito, da resistência.

…Artur Cunha Lima via hoje para o Rio de Janeiro, mas de Brasilia.

…Saulo Lima vai oferecer “comes e bebes”, sábado, quando seu aniversário. Soube que o “me vai comer no centro”, isto é, haverá fartura.

Última

“Na emenda/ amarre a corda direito…”


O Portal WSCOM não se responsabiliza pelo conteúdo opinativo publicado pelos seus colunistas e blogueiros.
Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.