Geral
“Marcas do que se foi”
31/12/2013
Foto: autor desconhecido.
O início de cada ano é sempre um momento para reflexão sobre o futuro. O “réveillon” é uma festa de congraçamento, mas também é de manifestações de desejos de dias melhores. Instante em que as pessoas se abraçam formulando votos de prosperidade e realizações. Esta música cantada pela banda “Os Incríveis” emociona e é bem adequada a esse evento. A composição de Roberto Pera e Flecha nos leva a pensar em viver um tempo de felicidade no ano que nasce.
“Este ano quero paz no meu coração/Quem quiser ter um amigo/Que me dê a mão”. A paz é condição primeira para se alcançar a felicidade. É o que almejamos, nessa hora, que a paz domine nossos corações. Desapareçam todos os sentimentos que possam prejudicar o clima de tranquilidade que nos oferece uma sensação de bem estar e contentamento. Esse sentimento pressupõe convivência fraterna, tratamento de amigo entre as pessoas com quem convivemos. A música formula convite a esse ambiente de companheirismo. A oferta da mão para quem quiser se incorporar ao grupo de amigos. Dar a mão ao outro é demonstração de solidariedade e de apoio.
“O tempo passa e com ele/Caminhamos todos juntos/Sem parar”. O tempo exige de todos nós um caminhar, seguir em frente, vivenciar a graça da vida que nos foi concedida por Deus. Mas essa trilha que devemos percorrer durante nossa existência aqui na terra, não pode ser uma empreitada isolada. Dependemos uns dos outros e devemos ter plena consciência disso. Afinal de contas “a união faz a força”. Temos que nos despir de egoísmos, invejas, ambições pessoais desmedidas, e considerar que o importante é pensar no coletivo.
“Nossos passos pelo chão/Vão ficar”. Vamos a cada dia construindo nossa história e nela os registros do que fazemos ficam gravados na nossa própria memória e na das pessoas do nosso convívio. Daí a responsabilidade dos nossos atos e das nossas decisões. Nunca devemos esquecer que somos resultado daquilo que produzimos. Ninguém apaga “os passos deixados pelo caminho da vida”.
“Marcas do que se foi/Sonhos que vamos ter”. No passado as “marcas do que se foi”, lembranças que podem ser boas, mas também muitas vezes são desagradáveis. Mas tudo na vida tem uma razão de ser. O que nos faz crescer é saber valorizar cada momento vivido, sejam eles prazerosos ou provações, que nos permitem ganhar experiência. E para o futuro o planejamento, a elaboração dos sonhos, dos projetos, dos ideais, de um enfrentamento da vida mais firme e mais feliz.
“Como todo dia nasce/Novo em cada amanhecer”. A cada raiar do sol um novo dia, uma nova jornada, um novo tempo. Assim é também o que acontece a cada ano que se principia. Sejamos sempre confiantes no futuro, porque a vida é bela, e Deus “nos quer ver sorrindo”.
* Integra a série de crônicas “PENSANDO ATRAVÉS DA MÚSICA"
Por esta música abraço todos os meus amigos e parentes, desejando que 2014 seja um ano em que nossas aspirações sejam concretizadas, mas que, sobretudo, reine em nossos corações o espírito de fraternidade que nos ensinou Jesus.
O Portal WSCOM não se responsabiliza pelo conteúdo opinativo publicado pelos seus colunistas e blogueiros.
Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.