Geral
Maranhão: o livro e o perfil
16/12/2009
Foto: autor desconhecido.
O auditório principal do UNIPE, em João Pessoa, atraiu na noite desta terça-feira uma platéia seleta de intelectuais, políticos e empresários, gente da sociedade para acompanhar o lançamento do livro auto – biográfico José Maranhão: uma vida de coerência, escrito por Ângela Bezerra de Castro e Gonzaga Rodrigues, pela Editora Paz e Terra.
Embora não seja filme como foi dito, o livro chega num momento proporcional com o significado de expectativa de Lula, o Filho do Brasil inspirado na trajetória do atual presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Dirigido por Fábio Barreto, cineasta indicado ao Oscar por O Quatrilho, o filme estreou com forte repercussao..
No caso da Paraíba, a noite de saudade na expressão da ausência de Luiz Augusto Crispim, autor da primeira Orelha do livro, exibiu a síntese de um líder político nascido em Araruna, saído logo cedo para conquistar os ares e o mundo precocemente, até ascender à política na Capital acumulando a condição de deputado estadual em diante até chegar a governador da Paraíba por 3 mandatos sem ignorar os cargos de ex-senador e ex-deputado federal.
O livro se expõe honesto com a história. Mesmo auto – biográfico, nem de longe parece disposto a ocultar a narrativa transparente da vida política advinda de um personagem de gesto simples, trajetória antes discreta, mas determinado a encarar e vencer as adversidades oriundas do processo histórico, daí o realce à condição de vitorioso tanto na vida política, quanto no mundo empresarial e, especialmente, no campo pessoal – da família e de si.
Por não ser um mergulho crítico auto – biográfico, até porque Gonzaga se faz distante do estilo do escritor americano, Gore Vidal, a abordagem de Ângela e o Neguinho insiste na narrativa de uma trajetória inserida no contexto da vida nacional a partir de Getulio Vargas para cá vivenciando muitos momentos difíceis da história.
Detalhe: sem querer perder o vinculo com o futuro, como fazia seu pai, Senhor Beija, antes da viagem sem volta para o segundo andar além de ter o conhecimento das novas relações, faz tempo trabalhamos para poder levar a película aos mais diferentes, através da mídia fácil.
Pelo olhar dos vários e grandes empreendimentos, é chegada a hora de chegar perto do governador Eduardo Campos porque dele sairá o encaminhamento final das escolhas dos principais candidatos.
O Portal WSCOM não se responsabiliza pelo conteúdo opinativo publicado pelos seus colunistas e blogueiros.
Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.