Gil Sabino

Jornalista e assessor de imprensa.

Geral

LULA X WALTER – MISSÕES INTELIGENTES


09/07/2017

Foto: autor desconhecido.

{arquivo}

                        Assistimos a entrevista do ex-presidente Luiz Inácio LULA da Silva, concedida ao empresário de comunicação e jornalista Walter Santos, na semana que se passou. O teor da conversa passa muito além de simples prerrogativa política, indo ao encontro de questões que nos levam refletir de onde viemos, para onde vamos, o que estamos fazendo aqui na Terra. Qual o nosso verdadeiro papel, qual o nosso desempenho, quais as nossas missões.


As leituras mais profundas a respeito de nossa existência levam a crer que há razões ponderáveis, que nos dão a completa leitura daquilo que devemos fazer para administrar nossas vidas, elevando nossa consciência, afastando da miséria a que estivemos até pouco tempo condenados no suplício do vale dos seres ainda atrasados e a caminho da proposta de evolução.


A natureza do instrumento inteligente no homem indica tal qual uma enxada que o jardineiro entrega a seu ajudante, mostrando a este que lhe cumpre cavar a terra. Que diríamos se em vez de trabalhar erguesse a enxada para ferir seu patrão? Certamente diríeis que é horrível e mereceria ser expulso do jardim. Não se dá o mesmo com aquele que se serve de sua inteligência para destruir a ideia da providência em ajudar seus irmãos a sair da miséria?


O mérito da inteligência rica para o futuro está justamente sob a condição de ser bem empregada, para que se abram portas, possibilidades de avanço. Infelizmente muitos tomam desse instrumento como ferramenta de orgulho e perdição. Corrompem seus propósitos de progresso. Abusam da inteligência e todas as suas faculdades e até das advertências de que a qualquer momento uma poderosa força pode retirar-lhes o que concedeu. A vida está cheia desses fatos.


Em dado momento, Walter Santos interroga Lula: – O senhor acredita em Deus? O que prontamente ele responde: – Acredito. Acredito na existência de algo superior à capacidade de inteligência do ser humano. Isso tudo num foi criado por um acaso. É por isso que eu tenho fé e esperança de que a verdade vai aparecer…


A entrevista de Lula elenca uma série de lutas em favor das classes mais humildes e sua inserção social; o pensamento onde situa a América Latina, a nação, seus potenciais, as oportunidades na economia mundial sem se deixar dobrar ao poderio do capitalismo americano nortista, mas criando portas para um mundo melhor. A inteligência em Lula trata o homem com foco na pessoa, no homem que precisa ser nutrido para poder produzir, para avançar.


A página que Walter Santos abre para condução da fala de Lula vem na contramão do que a grande mídia tem posicionado. O jornalismo proposto por ele abriga um campo potencial de coragem de exposição, de dizer contra os grandes grupos opressores compreendidos pelas grandes redes de televisão do país, pela Justiça, e pelo Planalto. A voz de Lula através dessa entrevista diz muito mais que os bastidores da política; corrobora com a prática inteligente de um jornalista que ousa ouvir e transcrever a consciência serena de uma grande missão de paz. Sem se deixar furtar ou perder a responsabilidade individual de cada um, frente a frente, eles debatem pautando uma missão inteligente na terra.

para acessar a entrevista Lula X Walter Santos – http://digital.revistanordeste.com.br/pub/NORDESTE/ 


Gil Sabino é jornalista e gestor de marketing – [email protected]
 


O Portal WSCOM não se responsabiliza pelo conteúdo opinativo publicado pelos seus colunistas e blogueiros.
Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.