Walter Santos

Multimídia e Analista Político.

Política

Lula e a nova rodada internacional em nome da paz, da inclusão social, do meio ambiente reinserindo o Brasil noutro patamar


19/09/2023

Luiz Inácio Lula da Silva (Foto: Ricardo Stuckert/PR)

 

Há homens na vida a exercer missões singulares em favor da própria humanidade com valores extraordinários, mesmo que precisemos entender o radicalismo ideológico a querer atrapalhar a trajetória dessa Gente. Mandela, na África do Sul, Gandhi, na Índia, e Lula, no Brasil, cumprem missões semelhantes em tempos diferentes.

Pois bem, estamos diante de uma terça – feira com o presidente Lula em Nova York chamando a atenção de todo o mundo para sua fala profunda sobre temas super difíceis do Globo terrestre, a partir da 8a vez que ele abre na Assembléia da ONU e inúmeras reuniões com chefes de estado.

Por incrível que pareça, é preciso Lula existir para o Ocidente conviver com o debate sobre a pauta de Paz na Ucrânia porque a hipocrisia não sabe mais tratar deste assunto porque se rendeu à indústria armamentista, responsável pela guerra na Europa. A agenda dele com Zelensky, um ator transformado em presidente, bem simboliza seu papel na agenda global contemporânea.

Pois bem, como tipificou o ex-presidente americano Obama lá atrás, Lula é o “Cara” com seu perfil singular na cena internacional voltando a dar papel relevante ao Brasil ao pautar a paz, a inclusão social, nova agenda ambiental, do trabalho diante da tecnologia, etc, sem ignorar a autocrítica ao papel da ONU há tempo caduca e desatualizada.

E saber que a história do presidente brasileiro com a origem, trajetória e fiador de grandes políticas de combate à fome sempre em defesa das Nações famintas, como insiste em defender a favor da África, agora serve a uma agenda urgente no trato do meio ambiente e da paz.

Além de predestinado, queiram ou não queriam a pequena parcela extremista à Direita da sociedade, ele é o “Cara” certo na hora certa.

Luiz Inácio Lula da Silva, o indispensável na história humana.

ULTIMA

“O nome/a obra imortaliza”!


O Portal WSCOM não se responsabiliza pelo conteúdo opinativo publicado pelos seus colunistas e blogueiros.
Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.