Walter Santos

Multimídia e Analista Político.

Política

Lula amplia diálogos com Kassab e, no Nordeste, sela acordo com PSB em Pernambuco e no Ceará atrai MDB, do inimigo de Ciro Gomes


05/05/2021

Ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (Foto: Ricardo Stuckert)

Em Brasília, de onde pilota diversos entendimentos com o Centrão de olho em 2022, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva amplia os diálogos com lideranças nacionais, a exemplo do presidente Gilberto Kassab, mas sem tirar o olho do Nordeste, onde avança aliança com PSB de Pernambuco e ainda acordo com o MDB do Ceará – algo que significa atrair o inimigo de Ciro Gomes, ex-senador Eunício de Oliveira para seu palanque.

A sintese da costura politica liderada por Lula significa consolidar palanques expressivos no Nordeste, entretanto, sem deixar de construir diálogos com setores do Centrão em nível nacional, algo que pode desestabilizar a base do presidente Bolsonaro no Congresso Nacional diante da CPI da Covid.

PERNAMBUCO E CEARÁ

Sabendo que na Bahia, o PT terá o senador Jaques Wagner como pré-candidato ao Governo enfrentando ACM Neto, Lula aposta em novo acordo com o PSB em Pernambuco implicando até na possibilidade de Paulo Câmara disputar o Senado, mas a dados de agora ele celebra aliança com o MDB do Ceará, ou seja, com ex-senador Eunício de Oliveira.

Na prática isto implica em esvaziar Ciro Gomes em seu estado sabendo que o governador do PT, Camilo Santana, é aliado de Lula e quadro nacional, da mesma forma que cresce as chances do senador Tasso Jereissati de ser candidato a presidente pelo PSDB. Isto tudo só enfraquece Ciro.

Eis o resumo da ópera petista a dados de hoje. Tem crescido nas articulações.

QUEDA NA REALIDADE

A operação da Polícia Federal em sintonia com a Receita Federal nesta quarta-feira em torno do Grupo João Santos – responsável pelo Cimento Nassau e outros grandes empreendimentos- é duro golpe da realidade num dos mais importantes conglomerados do Nordeste. Tudo a ver com dívidas de impostos acumulados.

Triste, mas verdadeiro.

JOÃO PAULO

Ainda em maio, o ex-prefeito de Recife João Paulo retorna ao Partido dos Trabalhadores de onde saiu para o PC do B. Tem o apoio geral de Lula, Gleisi, Zé Dirceu e toda base partidária de Pernambuco.

ÚLTIMA

” O cancão vai piar…”


O Portal WSCOM não se responsabiliza pelo conteúdo opinativo publicado pelos seus colunistas e blogueiros.
Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
// //