Rui Leitão

Jornalista e escritor.

Geral

Lágrimas de crocodilo


09/07/2016

Foto: autor desconhecido.

 

O choro como manifestação de sentimento, vindo do coração, revela sensibilidade. É expressão de pesar, mas também ele chega quando somos tomados de forte emoção e pode ser um choro de alegria, de contentamento.

Mas existem aqueles que sabem simular uma falsa tristeza e derramar lágrimas para parecer abalado com algum acontecimento desagradável ou solidarizar-se com alguém que está passando por algum problema. No saber popular são as chamadas “lágrimas de crocodilo”.

Elas vêm motivadas por algum interesse. Apresentam-se muitas vezes com chantagem emocional. Na ânsia de alcançar algo que deseja o chantagista apela para a emoção falsa, como forma de fazer com que outras pessoas se penalizem e cedam às suas vontades. Isso ocorre muito com crianças.

Em outras oportunidades as lágrimas de crocodilo surgem para simular piedade, pelos que sofrem ou pelos que são vítimas de agressões, injustiças ou humilhações.

O crocodilo quando ingere um alimento comprime as glândulas lacrimais e chora enguanto devora a vítima. Daí a razão dessa expressão popular.

• Essa é uma das crônicas do livro “A ESSÊNCIA DA SABEDORIA POPULAR”, lançado em 2015.


O Portal WSCOM não se responsabiliza pelo conteúdo opinativo publicado pelos seus colunistas e blogueiros.
Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.