Rui Leitão

Jornalista e escritor.

Geral

João Pessoa ativa a economia da Paraiba


18/08/2015

Foto: autor desconhecido.

 

O tempo de plantar já passou. Agora é a hora da colheita. É dessa forma que o prefeito Luciano Cartaxo encara as
grandes obras que está realizando e entregando em João Pessoa. São projetos complexos e de forte impacto não apenas no município. Uma das obras de maior envergadura trata-se do Residencial Vista Alegre, no bairro de Gramame, que, sozinho, terá mais habitantes que a população de 113 cidades do Estado. Ali, estão sendo investidos R$ 130 milhões diretamente na veia da economia estadual. Serão 2.016 apartamentos e mais de 8 mil habitantes. Trata-se da maior obra executada em João Pessoa.
 

O interessante é entender o fortíssimo impacto de investimentos como esses na nossa economia, sobretudo em tempos de forte retração como agora. Além dos 400 empregos diretos gerados neste exato momento, há a compra de materiais e insumos dos fornecedores locais, paraibanos. Só para se ter uma ideia, apenas de cimento encomendado às fábricas instaladas na Paraíba serão consumidas 65 mil toneladas, o equivalente a um 1,3 milhão de sacos de 50 quilos – fora outros produtos, a exemplo das 135 mil toneladas de areia; 123,5 mil toneladas de brita; 850 milheiros de tijolos, 1,434 mil milheiros de telhas, 8 mil portas, 8 mil fechaduras e 10.080 janelas. Tudo isso em uma única obra.
 

Nos 430 anos de João Pessoa, a Prefeitura terá concluído e entregue cerca 3,5 mil apartamentos, garantindo um lar para cerca de 14 mil pessoas. Entre dezembro e janeiro, por exemplo, conclui e inaugura o primeiro dos 11 condomínios que formam o Vista Alegre. Ao longo de 2016, concluirá das demais unidades e, dentro deste complexo residencial que é praticamente um novo bairro da nossa capital, entregará também uma escola com capacidade para 900 alunos, uma creche em tempo integral, uma Unidade de Saúde da Família (USF), duas praças, quadras, campo de futebol, ginásio e espaço para comércio.
 

Quando se multiplica esse investimento, levando-se em consideração que estão em construção outras 6 mil unidades habitacionais de outros conjuntos residenciais, totalizando 8 mil com o Vista Alegre, e mais os R$ 30 milhões aplicados nas obras da Lagoa, em escolas e creches, além da UPA de Cruz das Armas, por exemplo, é possível concluir que hoje, nestes tempos de seca e de recessão, a Prefeitura de João Pessoa é um dos principais motores da economia da Paraíba, assegurando emprego e renda para milhares de pessoas.

 


O Portal WSCOM não se responsabiliza pelo conteúdo opinativo publicado pelos seus colunistas e blogueiros.
Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.