Walter Santos

Multimídia e Analista Político.

Sociedade

Japão reverencia Centenário dos primeiros japoneses “filhos do Sol” em Princesa Isabel na noite de Cidadania do Dr. Ítalo Kumamoto


16/09/2023

 

 

Conta a filosofia oriental que o Círculo Vermelho simboliza o Sol enfeitando a bandeira nacional do Japão chamada de Hinomaru, uma palavra que, literalmente, significa exatamente “círculo do sol”. E eis que na sexta-feira histórica, no Teatro Paulo Pontes, em João Pessoa, autoridades e a comunidade japonesa celebraram o Centenário dos primeiros filhos na Paraíba, a partir de Princesa Isabel. Detalhe: toda festa na cidade mais Oriental das Américas, onde o Sol nasce primeiro.

A simbiose filosófica sob o signo oriental abrigando a luz solar transformou-se em noite ilustrada por também abrigar na solenidade a entrega do Título de Cidadão Pessoense ao ilustre médico cardiologista e empreendedor singular de nome Italo Kumamoto.

A presença do Cônsul Geral do Japão, Hiroaki Sano, presidindo honrosa solenidade no Espaço Cultural com abrigo personalidades como deputado federal Hugo Mota, deputado estadual Hervazio Bezerra e vereadora Raissa Lacerda da cena política expõe a cena específica diante de representação nipônica maior e qualificada.

ORIGEM E LEGADO

A rigor, toda a história japonesa na Paraíba começa com Eije Kumamoto, responsável pela inserção cultural do símbolo do Sol construindo laços formidáveis de vínculos com a cultura sertaneja da Paraíba. É ele o líder histórico.

Em torno de Dr. Italo em especial e seus irmãos surge a fase sequente, agora em João Pessoa, com sua a ousadia consolidando como patrimônio paraibano de propriedade familiar o hospital Memorial São Francisco e Diagnóstica, símbolos de competência.

Há que se registrar ainda no paralelo da vida real, a ação social do Instituto Felipe Kumamoto, em homenagem ao filho do líder contemporâneo, transformando filantropia em ato cidadão e humano singulares.

Trocando em miúdos, com tanto Sol a encobrir histórias memoráveis só resta mesmo comemorar os 100 anos da sabedoria japonesa na Paraíba mesclando tudo com o conhecimento contemporâneo a merecer até avanços na ousadia do Dr. Italo em breve. Quem viver, verá.

 

 

ÚLTIMA

“O nome/a obra imortaliza”


O Portal WSCOM não se responsabiliza pelo conteúdo opinativo publicado pelos seus colunistas e blogueiros.
Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
// //