Walter Santos

Multimídia e Analista Político.

Política

IPHAN garante decisão da Justiça para retirar madeireira do Porto do Capim e PMJP ajusta condições para moradores; agora o projeto precisa andar


17/08/2022

Porto do Capim, em João Pessoa

Enquanto as atenções se voltam para as eleições de 2022, a vida normal segue gerando seus fatos no cotidiano. Um desses casos relevantes se deu dias atrás, segundo Fonte do IPHAN/PB, com decisão da Justiça de dar provimento à retirada de madeireira do Porto do Capim permitindo revitalização de parte da área, agora restando muito pouco para a reformulação de todo o equipamento.

A rigor, com atenção dobrada para resolver a realidade dos moradores, há de se levar muito em conta, inclusive o Ministério Público Federal, a conduta do IPHAN e da Prefeitura de João Pessoa atendendo às 181 famílias garantindo moradia e serviços adicionais de qualidade próximo à área do Porto.

Bem diferente que propunha a gestão municipal anterior propondo levar todos os moradores para a Zona Sul, bem distante, agora a PMJP já dispõe de área desapropriada visando a construção das casas e, enquanto não são edificadas, os alugueis em imóveis em torno do Porto se mantém bem resolvidos.

Diante das negociações bem resolvidas na atual fase se faz importante ficar atentos todos os cidadãos e cidadãs da Capital do Estado porque há risco de se devolver milhões de reais para execução de obras no Porto do Capim se as ações e serviços não forem executadas já, até os próximos meses.

É evidente que, preservando as reivindicações dos moradores do Porto, a cidade como um todo não pode perder altos valores e/ou recursos nem ficar desprovida de acesso à um bem coletivo de todos como é toda a área citada.

Agora, vamos aguardar os próximos passos e encaminhamentos concretos bem resolvidos com solução definitiva já.

ÚLTIMA

“Abram alas que elas vão voar
/Espalhando alegria
/De Tambaú ao rio Sanhauá…”


O Portal WSCOM não se responsabiliza pelo conteúdo opinativo publicado pelos seus colunistas e blogueiros.
Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.