Geral
IGF 2015 – JOÃO PESSOA E O FUTURO DA INTERNET NO MUNDO
10/11/2015
Foto: autor desconhecido.
Grande movimentação na cidade de João Pessoa, PB, em torno do IGF – Fórum de Governança da Internet, evento realizado no Centro de Convenções de 10 a 13 de novembro sob a gestão da ONU. Território de várias nacionalidades por lá circulam autoridades, empresários, comunidade acadêmica e diverso outros públicos, num total aproximado de três a cinco mil pessoas.
Em João Pessoa, agora temporariamente Capital Mundial sob comando da ONU, não é difícil ver e ouvir grupos estrangeiros falando suas diversas línguas e trocando ideias de futuro, sempre o futuro… É essa a proposta de organizar a comunicação via rede. O mundo agora se preocupa e reuni em João Pessoa para decidir o futuro da internet e sua influência nos negócios, trabalho, família, enfim, na vida humana. O IGF ressalta uma Sociedade da Informação centrada nas pessoas e orientada para o desenvolvimento sustentável.
O governador do Estado, Ricardo Coutinho, deu boas vindas a toda comunidade internacional bem como a todos ali reunidos e expôs alguns importantes números de investimentos realizados em andamento na Paraíba. Em entrevista ele diz que o estado era um e passa agora a ser outro, depois do Centro de Convenções, com estrutura capaz para abrigar grandes eventos mundiais. Ou seja, a Paraíba abre as portas para comunicar com o resto do planeta.
João Pessoa reúne para discutir o futuro da internet no mundo. A inclusão digital, a democratização da internet e o papel social da mídia, liberdade na Internet, crianças e internet, desenvolvimento sustentável e liderança colaborativa, a segurança e criminalidade, entre muito outros assuntos correlatos dão ideia da riqueza do Fórum.
Nesta terça-feira (10), às 15h, está marcada a cerimônia de abertura oficial, que também terá a presença do governador Ricardo Coutinho, do secretário-assistente geral da ONU, Lenni Montiel, representando o secretário-geral Ban Ki-moon, além de ministros e outras autoridades.
Importantes projetos em pauta de discussão como o da senhora Sylvia Cadena, coordenadora do programa ISIF Asia (International Society of Information Fusion, na Asia), que visa empoderar comunidades a fim de projetar e implementar soluções baseadas na Internet para as suas próprias necessidades de desenvolvimento. A Asia possui 68 projetos financiados em oito anos. São pequenos projetos de acesso à internet, mas também de saúde e educação. A ideia desses programas é tratar de mostrar qual é o impacto positivo que tem a internet na vida das pessoas. Que todas essas discussões de governança de internet também afetam a vida das pessoas nessas comunidades.”
O IGF deste ano vem em um momento decisivo, com a recente adoção de uma nova agenda de desenvolvimento sustentável – a Agenda 2030 –, que destaca a importância das TIC e da Internet para o desenvolvimento sustentável. Uma Internet aberta, segura e de confiança será fundamental no apoio à realização dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. O IGF traduz uma oportunidade para discutir formas de diminuir o fosso digital e trazer a Internet para aqueles que mais precisam.
O significado de um evento deste porte garante ao nosso Estado visibilidade mundial inserindo João Pessoa e a Paraíba no contexto universal dos mais importantes debates.
Acompanhe o evento em http://nacoesunidas.org/tema/igf2015
Gil Sabino é jornalista, gestor de marketing e Diretor de Cultura da API.
g.sabino@uol.com.br
O Portal WSCOM não se responsabiliza pelo conteúdo opinativo publicado pelos seus colunistas e blogueiros.
Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.